Trabalho robótico
Nenhum robô doméstico fez muito sucesso até hoje, mas em indústrias nas quais existem uma grande quantidade de processos repetitivos eles encontram facilmente o seu lugar.
Veja uma coleção de vídeos com trabalhos realizados por robôs industriais:
Montadora Honda
Organização perfeita
Organização de panquecas
Robô da FANUC com um braço e diversas ferramentas para serem utilizadas em um complicado processo de montagem.
E o desemprego?
Penso, dentro de minha imaginação utópica, que os humanos não devem ter uma vida de atividades repetitivas e exaustivas, e o foco da sociedade deveria ser no que ainda nos diferencia das máquinas – o cérebro.
Via singularityhub
Discussão - 6 comentários
voce falou sobre o desemprego.
eu penso de forma diferente.
vamos fazer de conta que existe no mundo uns 500 bracos mecanicos que custam 400 milhoes cada um. e que monta veiculos. ocupa a vaga de 800 pessoas no mundo todo. (supondo que cada braco faz o trabalho de 2 pessoas)
agora voce para e pensa. na fabrica que produz esses bracos mecanicos, ou melhor a rede de empresas que produz esses bracos deve ter muito mais que 800 funcionarios, evidentemente. ou seja. e uma evolucao da vida. se produz coisas que ocupa determinado emprego em uma area porem gera novos em outro lado. penser que isso esta tomando o lugar de uma pessoa e que isso e ruim e pensar errado pois e como parar no tempo, e parando no tempo nao existiria tantos empregos diferentes e proficoes peculiares como existe hoje.
Agora, vamos fazer de conta que essas 800 pessoas, ao invés de ficar fazendo trabalho repetitivo, burro e ganhando mau, decidirem estudar, ficarem mais inteligente, fazerem menos filhos e assim trabalhar em trabalhos melhores do que montar carros.....
Israel,
vc captou a ideia! 🙂
Esses robos também podem ser usados para diversao.
http://www.youtube.com/watch?v=wOCmoYU6h1Q
Tecnologia não traz desemprego, fique tranquilo
não é utopia.
Muitas das ocupações de hoje não existiam ha
200 anos.
O dinheiro economizado com a tecnologia tem 3
destinos possíveis:
1) Lucro do empresário - ele irá reinvestir ou
gastar, esse investimento ou gasto que não
existia antes da tecnologia irá gerar novos
empregos.
2) Aumento da capacidade produtiva - Gera novos
empregos que também não existiam antes.
3) Redução do preço - O dinheiro economizado
pelos consumidores vira investimento e consumo
novo que gera empregos que também não existiam
antes.
Isso para não falar dos empregos 'elegantes'
gerados na pesquisa para criação da nova
tecnologia.
Não há a menor dúvida de que atividades repetitivas, perigosas e insalubres devam ser delegadas às máquinas restando ao homem o trabalho intelectual , e não menos difícil, de pensar. Por outro lado mesmo aquele que trabalha com automação não se liberta de algum trabalho repetitivo embora estas atividades sejam mais "elegantes" e exijam grande conhecimento.Fugir do desenvolvimento tecnológico ou negar seus benefícios é romantismo e até saudosismo em alguns casos. |Mas existe uma questão que ninguém está levantando e é de suma importância: o consumo de energia. Todas estas máquinas e todas as atividades executadas por elas consomem grandes quantidades de energia que não são renováveis. Os grandes problemas energéticos ainda não foram solucionados e ainda dependemos das mesmas bases só que com um aumento de consumo cada vez maior. Toda a alta tecnologia exige como matéria prima materiais caros na sua extração e manufatura e toda esta cadeia envolvendo todos os processos consome energia do início ao fim. A maior questão ainda é o impacto que a tecnologia traz (principalmente em países sem uma legislação ou política adequadas, ou aquelas que não saem do papel)e não os benefícios tecnológicos, quanto a isto qualquer criança que utiliza um lap top pode dizer.