Química e astronomia

Para o dia de encerramento das atividades do Ano Internacional da Astronomia em 2009, na Unipampa (Bagé), resolvi apresentar uma curta palestra sobre a relação entre a astronomia e a química.
O resultado:

A abordagem foi do material foi feita para agradar uma platéia de leigos e alunos da Unipampa.
Editado (19/03): O professor Esteban Moreno enviou o seguinte comentário: “todos os meteoritos sao metálicos, no máximo contem um pequeno percentual da matreria organica.” .
Optei por usar a expressão ´meteoritos metálicos´ por ser algo comum no material sobre o assunto.

1. "Entender a ciência dobra a beleza de uma flor" - bravo!

2. McFly disse:

Bueno! Podia rolar um podcast da palestra, acho que cairia bem!

3. L. felipe B disse:

Lindo demais luís! é aquilo que o tio Feynman disse " no ode a uma flor", "todos podem concordar que certa flor é bela, mas eu como cientista exergo mais beleza ou menos? consigo perceber as moleculas, as estruturas que captam luz, perceber que a flor evolui em conjutno com um polinizador especifico... o conhecimento cientifico só ADICIONA e não SUBTRAI nada do mundo, sobre as coisas"
    (minha expressão livre sobre o dito do Dick Feynman:)e seja nebulosas, sinteses de elementos pesados, ou mudança do escpectro de uma flor, como diz o caetano (pelo menos nas satiras) "É tudo tão lindo"
    gramde abraço Luis

4. massacritica disse:

Felipe.
    Foi por causa do Feynman que citei sobre a flor na palestra. E usei como gancho para comentar sobre o espectro na astronomia.

5. anticorpos disse:

Parabéns pelo trabalho, a ciência é mesmo uma outra forma de ver o mundo!