O gato de Schrodinger está mvoirtvo
Achei muito interessante a imagem acima, pela tentativa em representar a superposição de estados.
Schrödinger’s cat is ADLEIAVDE
O exemplo do ´Gato de Schroedinger´- um experimento imaginado (Gedanken) – é uma proposta de descrição da superposição quântica.
Mesmo com este exemplo gráfico, meu cérebro reluta em ver as duas situações ao mesmo tempo. Ou vejo uma, ou a outra. Se tento ver as duas, a sensação de que tem algo errado é bem forte.
Lembro que este mesmo ´problema´ de interpretação me ocorre ao ver o cubo de Necker.
Em um momento o cubo está para fora do plano, e em outro para dentro do plano.
Talvez este cubo não possa ser utilizado como um caso honesto desta dualidade. Isto porque o cubo engana pela representação em linhas finas e de uma forma bidimensional.
Curiosamente, o sobrenome de Erwin Schrödinger, pai do experimento imaginário, possui o ö (o tremado), que tem um som que une o O e o E, quase uma superposição de sons. E para me sentir ainda mais próximo desta história, meu sobrenome, Hölzle, também possui esta característica, apesar de com o tempo ter perdido o ö, por culpa da dificuldade em encontrar uma forma de escrever com um teclado ABNT e do desprezo dos sistemas computacionais por estas situações pouco comuns.
Outra forma de demonstrar a dificuldade da imaginação e descrição, é pedir para que alguém imagine uma cor que nunca viu. Se a pessoa afirma que consegue, peça para ela explicar como é esta cor. A confusão é certa.
Via Gravity. It´s the law
Discussão - 4 comentários
http://img295.imageshack.us/img295/9885/octaedro.jpg
Explicar uma cor que eu nunca tenha visto? É mole: Roxo Amarelo Esverdeado Fluorescente.
[],
AC
@Souza
Han!? Não entendi!
@massacritica
Desculpa. É um livro, para o qual fui apresentado na adolescência:
http://www.olivreiro.com.br/livro/2111105-cor-da-magia-a
[],
AC