Ciência na TV

Esta semana encontrei mais alguns elementos que demonstram o abuso da ciência em alguns programas na TV, que fazem uso da ciência mais como uma escada para a promoção do entretenimento.
O Sean Carroll, do blog Cosmic Variance, conta que foi convidado para falar sobre teletransporte quântico em piloto de um novo programa de TV . A surpresa apareceu no momento das perguntas, que eram recheadas de ganchos pseudocientíficos, insistindo para ele comentar sobre teletransporte em outras dimensões, extraterrestres, fantasmas, visão remota e outras bobagens. Em um certo momento Sean decidiu que não queria participar daquele tipo de programa, largou tudo e foi embora!
Veja mais sobre o caso em
http://blogs.discovermagazine.com/cosmicvariance/2010/08/06/my-first-true-diva-moment/
Outro destes abusos percebi em um episódio da série O Universo, do History Channel. No qual mesmo os astrônomos ressaltando que no cinturão de asteróides um corpo estaria muito longo do outro e que não seria possível visualizar a rugosidade dos asteróides mais próximos, como em filmes de FC, os idealizadores das animações da série continuaram optando pela visão romantizada e mais vibrante. Inclusive jogando alguns contra a Terra, para dar lugar a todo aquele show de destruição, que não pode faltar quando alguém fala ´asteróide´.
Talvez a próxima série do History Channel seja mesmo ´Os Dinossauros e a Guerra Civil´! 🙂

Discussão - 1 comentário

  1. smx disse:

    ta osso mesmo.
    mesma coisa acontece com doc' efeito nostradamus na history...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM