Mãos em chamas
Depois do experimento da mãos flamejantes, volto ao tema com mais uma das artes do Theodore Gray.
Gray é o autor do livro “Theo Gray’s Mad Science: Experiments You Can Do At Home – But Probably Shouldn’t” [Tradução livre: A ciência maluca de Theo Gray: Experimentos que você pode fazer em casa – mas provavelmente não deva”] e só poderia vir com mais uma de suas demonstrações ousadas.
A mão ficou protegida por uma grossa camada de polímero poliacrilato de sódio. Este polímero consegue absorver grandes quantidades de água por cada grama de material. E é esta água que dá alguns segundos de proteção para a pele.
A chama de amarelo intenso foi obtida colocando uma pequena quantidade de adesivo inflamável sobre a camada de polímero. Pelos comentários deixados na página da revista Popular Science, onde ele escreve sobre o experimento, não foi uma boa escolha devido ao possível perigo e toxicidade do adesivo. Mais um motivo para não tentar repetir a façanha.
A demonstração com o sorvete não gerou bons resultados porque ele não queria perder o sorvete colocando-o em uma bacia de água! 🙂 Usou uma toalha.
Discussão - 1 comentário
Você post coisas bem interessantes em seu blog, gostei muito , obrigada!