Pi musical

Não é a primeira vez que alguém usa o Pi (3,141592…) para fazer uma música. Transformando a interminável série de números aleatórios em sons.
Mas parece ser a primeira vez que alguém conseguiu uma sonoridade agradável desta sequência.
Não entendo de música e não sei dizer se a criação tem a menor lógica.

Discussão - 1 comentário

1. Dulcidio disse:

Interessante!
    Para compor a melodia o cara pegou uma escala de Dó maior e atribuiu um algarismo para cada nota. Depois sobrepõe trechos da melodia criando um efeito de cânone.
    Para a harmonia pegou o ciclo de quintas e numerou os acordes tríades com os algarismos.
    Não existe aí o que se possa chamar de correlação única e exata entre o Pi e música. Ele apenas criou uma maneira de transformar os algarismos do Pi em sons.
    Portanto, o que aqui ouvimos não é o que poderíamos chamar de "o som do número Pi" mas apenas uma possível associação de notas musicais com os algarismos do Pi.
    O resultado ficou bem interssante musicalmente falando. O músico deve ter estudado bem a correlação algrismos/sons para evitar intervalos muito dissonantes. Por isso ficou agradável ao ouvido.
    No outro link que você sugere o site faz o mesmo. Se escolher a escala de Dó vai soar parecido. Só que aqui está mais lento (157 bpm). No outro site bem mais rápido. E aqui tem sobreposições e harmonia. Lá só melodia. Lá no site dá para criar correlações em outras escalas (ou tons) e até mesmo criar uma escala randômica, atonal. Aqui (neste vídeo) só a escala de Dó.
    De qualquer forma, é sempre divertido converter sequências numéricas ou figuras geométricas ou cores em sons. É tudo uma questão de escolher uma "regra geradora", um algoritmo. Dá até para fazer música a partir de fractais!
    Abraço.

Categorias