Eram os 10 maiores planetas do Universo

Tenho certeza que dentro de alguns dias ou semanas esta lista estará desatualizada! A descoberta de exoplanetas (fora do Sistema Solar) é constante e acelerando com o lançamento da sonda espacial Kepler, em 2009.

A marca atual está em 697 exoplanetas descobertos (dados atualizados em 30 de outubro)!

Como criar um ranking dos maiores? Considerando o volume ou a massa? Decidi optar pela massa, que normalmente é dita em comparação à massa de Júpiter.

O nome do exoplaneta segue o nome da estrela que orbita, com o acréscimo da letra b (minúscula) para o primeiro planeta descoberto, seguindo a ordem alfabética para os seguintes.

1 – DH Tau b
37,5 vezes a massa de Júpiter
É do tipo gigante gasoso, orbitando sua estrela em uma distância bem maior do que a considerada ´zona habitável´ para as condições daquele sistema. Se compararmos com o nosso sistema solar, o planeta DH Tau b estaria a 330 vezes a distância entre a Terra e o Sol.

2 – Nu Oph c

9 – NGC 4349 No 127 b
19,8 Júpiters

10 – 11 Com b
19,4 Júpiters

A principal fonte destas informações é o aplicativo para iPad ´Exoplanet´. Criado por Hanno Rein e com base de dados atualizada com uma velocidade quase obsessiva.

No aplicativo cada exoplaneta tem uma ficha completa e extensa, baseada em informações presentes nos catálogos Extrasolar Planets Encyclopaedia, Exoplanet Data Explorer e no SIMBAD (Extrasolar Planets Encyclopaedia, the Exoplanet Data Explorer and SIMBAD).

Para baixar o aplicativo visite