Televisão por meio de raios de luz

artigo na modern mechanics
Um artigo publicado na revista Modern Mechanics, em março de 1932, avisava sobre o sucesso em testes de transmissão de sinais de TV por meio de feixes de luz.

A demonstração do protótipo foi realizada pelo engenheiro Ernst Frederick W. Alexanderson, na cidade de Schenectady (EUA), dentro de um laboratório, com a transmissão de um sinal modulado em altas frequências em um feixe de luz que era recebido por um sensor fotoelétrico, que então convertia a luz novamente em sinal.

Os autores da matéria também imaginavam que a tecnologia serviria para comunicação com aviões, transmitida como luz que poderia atravessar nevoeiros, que detectariam os sinais por meio de sensores fotoelétricos instalados nas asas.

Voltando ao presente… a transmissão de dados por meio da luz é uma realidade, principalmente com uso de infravermelho e laser.

Via Modern Mechanix

Discussão - 2 comentários

  1. Caio disse:

    E qual o ponto negativo? Isto é, porque usamos ondas de rádio, de baixa frequência, para transmitir informações ao invés de ondas na região visível?

  2. José Calasans disse:

    Interessante,pode-se modular um laser de alta potencia e escrever mensagens na neblina, no caso de condições ruins para navegação ou falhas de comunicação de rádio.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM