Nove passos para uma aprendizagem on-line de qualidade: Passo 6: Estabelecer metas

Texto original publicado em “Nine steps to quality online learning: Step 6: Set appropriate learning goals. “. Tradução autorizada por Tony Bates.

Neste texto vou argumentar que você precisa pensar sobre que tipo de objetivo melhor se adaptam para serem alcançados em um curso online, em vez de só fazer o mesmo que em um curso presencial.

Este é o sétimo de uma série de 10 textos sobre a concepção de cursos online de qualidade. Os nove passos visam principalmente os instrutores que são novos na aprendizagem(ensino) online, ou tentaram aprendizagem sem muita ajuda ou sucesso. Os seis primeiros textos (que devem ser lidos antes deste texto) são:

Introdução
Decida como você deseja ensinar online
Decida que tipo de curso on-line
Trabalhe em grupo
Crie com os recursos existentes
Domine a tecnologia

Uma versão condensada que cobre todos os posts desta série pode ser encontrada no site ‘What you need to know about teaching online: nine key steps‘. Tem também uma versão em francês ´Ce que le personnel enseignant doit savoir sur l’enseignment en ligne: neuf étapes clés´.

Objetivos: fazer o mesmo ou diferente

Em muitos casos, será apropriado (de fato, essencial) manter os mesmos objetivos de ensino para um curso online de um curso similar presencial (face-a-face). Muitas instituições em modo dual, isto é, instituições baseadas em campus que também oferecem créditos de cursos online, tal como a University of British Columbia, Penn State, University of Nebraska, oferecem os mesmos cursos tanto presenciais quanto online, particularmente no quarto ano de um curso de graduação. Normalmente a transcrição das notas de exames não fazem distinção se o curso foi feito online ou presencial, desde que os estudantes façam o mesmo exame final do curso, e o conteúdo propriamente dito seja usualmente idêntico em cada versão.

Na UBC, existe um ônibus expresso que percorre cada 4 minutos pela Vancouver Broadway para a universidade, cada ônibus lotado com 200 estudantes. Eu também pego o ônibus para trabalhar na UBC como Diretor de Educação a Distância – quando eu consigo subir no ônibus. Os estudantes frequentemente dormiam no ônibus, então colocamos o seguinte anúncio nos ônibus: “O mesmo professor, mesmo curso, mesmo exame, sem viagens de ônibus: faça um curso a distância.” Nossos números subiram e ficou mais fácil para eu pegar o ônibus nas manhãs.

No entanto, é muito importante antes de mudar o seu curso de presencial para online, que se faça o tipo de análise recomendado nas etapas 1 e 2. Na maioria dos cursos de humanas/ artes/ ciências sociais / educação / administração / design de software, etc não haverá problemas. Os objetivos educacionais serão transferidos facilmente. Terá normalmente uma forma alternativa para se atingir o mesmo objetivo online. Por exemplo, fóruns de discussão on-line, quando devidamente projetados e monitorados, pode alcançar tão bem se não melhor muitas das metas de discussão de aprendizagem feitas em classes presenciais.

No entanto, na enfermagem, odontologia, medicina, ciência, engenharia e design de hardware de computador, e alguns aspectos da educação (como prática de ensino) irá depender muito do tipo de curso, e em particular da necessidade de trabalho prático. Mesmo com alguns desses objetivos sendo alcançados no ambiente online, pode ser muito difícil ou caro para por em prática. Nestes casos você deve procurar para um design de um curso mais híbrido do que um completamente online (veja Passo 2).

Em alguns casos, alguns objetivos de disciplinas baseadas no campus podem ser sacrificados por objetivo diferente mas igualmente valioso que pode ser melhor obtido online. Isto será discutido em mais detalhes na próxima seção deste texto.

Por último, é importante lembrar que, embora possa ser possível alcançar os mesmos objetivos no ambiente online como no presencial, o projeto do ensino provavelmente terá que ser diferente no ambiente online. Assim, muitas vezes os objetivos são os mesmos, mas o método muda. Isso será discutido mais adiante, nos Passos 7 e 8.

Diferentes objetivos para a aprendizagem online?

Embora os objetivos sejam frequentemente transferidos bem do presencial para o online, vale a pena pensar sobre que tipo de objetivos de aprendizagem ou de resultados são particularmente adequados para a aprendizagem online, mesmo se eles não estão atualmente no seu curso presencial. Um novo curso ou programa – tal como um programa de mestrado online destinado a profissionais que trabalham – oferece a oportunidade de explorar plenamente os benefícios potenciais de aprendizagem online.

Habilidades do Século 21

Aprendizagem online é particularmente adequada para o desenvolvimento das genericamente chamadas habilidades de aprendizagem do século 21. Devido à natureza da Internet, aprendizagem online presta-se à aprender gerenciar o conhecimento: como encontrar, avaliar, analisar e aplicar as informações dentro de um domínio de conhecimento específico. Não é possível nestes dias cobrir todo o conhecimento que o aluno vai precisar em um determinado assunto dentro de um programa de quatro anos de graduação ou mesmo depois de outros quatro anos de graduação em um assunto como a medicina. Novos conhecimentos – tal como tratamento com novos medicamentos, projeto de novos softwares e produtos, novos dados – estão expandindo quase que diariamente e irão continuar crescendo por muito tempo após a graduação do estudante. O desafio é desenvolver competências de aprendizagem que ao longo da vida que permitam aos alunos continuar a “gestão do conhecimento” muito tempo depois que eles se formaram.

Entretanto, como com todas as metas de aprendizagem, o ensino deve ser concebido de tal forma que os alunos tenham oportunidades de aprender e praticar essas habilidades e, em particular, tais habilidades devem ser avaliadas como parte do processo de avaliação formal. O que isto significa em termos de design aprendizagem online é usar a Internet cada vez mais como um importante recurso para a aprendizagem, dando aos estudantes mais responsabilidade de encontrar e avaliar informações se, e com instrutores fornecendo critérios e diretrizes para localizar, avaliar, analisar e aplicar informações dentro de um específico domínio do conhecimento. Isso vai exigir uma abordagem crítica das buscas online, dados, notícias ou geração de conhecimento em domínios de conhecimento específicos – em outras palavras, o desenvolvimento do pensamento crítico sobre a Internet e modernos meios de comunicação – tanto o seu potencial e as limitações dentro de um domínio de um assunto específico.

Boas habilidades de comunicação

Esta é outra habilidade chave do século 21. Os estudantes precisam agora da capacidade de comunicar em uma variedade de formas no século 21. Habilidades de escrita e fala permanecem essenciais, mas cada vez mais a capacidade de comunicar através de meios modernos, como as mídias sociais, YouTube, blogs e wikis são particularmente importantes em áreas como jornalismo, negócios, saúde e educação. Aprendizagem online oferece muitas oportunidades para desenvolver tais habilidades.

Aprendizagem dependente e inter-dependente

A habilidade para aprender sozinho ou cada vez mais como parte de grupos informais relacionados profissionalmente, aumenta em sua demanda. Por exemplo, em uma pequena empresa start-up, os trabalhadores frequentemente são os “chefes”, ou o controle de hierarquia é muito plano, significando que cada indivíduo é responsável pelo próprio aprendizado relacionado ao trabalho. A habilidade para aprender, ou individualmente ou por meio de redes informais, é crítica para organizações baseadas no conhecimento. Aprendizagem online por natureza requer que os estudantes tomem cada vez mais a responsabilidade em gerenciar seu aprendizado. Novamente, essa é uma habilidade que pode ser ensinada. Os alunos muitas vezes entram ensino pós-secundário como alunos dependentes. A introdução gradual de aprendizagem online, inicialmente em uma sala de aula, mas estabelecendo a construção de, eventualmente, cursos híbridos ou totalmente online, é uma boa maneira de desenvolver habilidades de aprendizagem independente e inter-dependente.

Habilidades específicas das TIs

Em qualquer área do conhecimento, os alunos cada vez mais precisam saber como usar ferramentas de TI que são específicas para sua área de competência. Alguns exemplos podem ser planilhas do Excel em contabilidade, sistemas de informação geográfica em engenharia de minas ou mesmo imóveis, simulações e desenho assistido por computador em engenharia, etc. Estas ferramentas de TI são muitas vezes integradas ou disponíveis dentro ou por meio da Internet e podem ser incorporadas dentro do projeto de um curso online. Assim, um objetivo chave da aprendizagem pode que todos os estudantes a saiam de um curso competentes na seleção e uso de ferramentas digitais relevantes.

Traga o mundo exterior

Por último, uma das grandes características do ensino on-line é a oportunidade de trazer o mundo para seu ensino. Você pode direcionar os estudantes para sites online, ou os próprios alunos podem coletar dados ou fornecer exemplos do mundo real, de conceitos ou questões abordados no curso, por meio do uso de câmeras em telefones celulares, ou entrevistas em áudio de especialistas locais. Você pode criar um wiki do curso que tanto você quanto os estudantes possam contribuir, e torná-lo então aberto para que outros estudantes e professores possam também contribuir, dependendo do tópico. Se você está ensinando diplomados ou mestres, os próprios estudantes terão experiências muito relevantes que podem contribuir para o programa. Este é um bom modo de permitir os estudantes para que possam avaliar e aplicar o conhecimento dentro de seu próprio domínio.

Há muitos outros objetivos possíveis que são ou impossíveis de cumprir sem usar a Internet, ou seria muito difícil de fazer unicamente em um ambiente de sala de aula. A arte do instrutor é decidir quais são relevantes, e quais são as principais metas de aprendizagem para o curso.

Avaliação é a chave

Contudo, é inútil introduzir novos objetivos de aprendizagem ou resultados e não avaliar o quão bem os estudantes atingiram tais objetivos. Avaliação impulsiona o comportamento dos alunos. Se eles não estão sendo avaliados em habilidades do século 21, eles não vão fazer um esforço para desenvolvê-las. O principal desafio pode não ser o estabelecimento de metas adequadas para a aprendizagem on-line, mas garantir que você tenha as ferramentas e meios para avaliar se os alunos alcançaram tais objetivos.

E ainda mais importante, é necessário comunicar de forma muito clara aos alunos sobre estas novas metas de aprendizagem e como eles serão avaliados. Pode ser um choque para muitos estudantes que estão acostumados a serem enchidos de conteúdo, e então testados em sua memorização destes.

Conclusão

Em alguns aspectos, com a Internet (como acontece com outros meios de comunicação), o meio é a mensagem. O conhecimento não é totalmente neutro. O que sabemos e como sabemos são afetados pelo meio através do qual adquirimos conhecimento. Cada mídia traz uma outra maneira de saber. Podemos lutar contra o meio, e tentar forçar o conteúdo antigo com uma cara de novo, ou podemos moldar o conteúdo para a forma do meio. Pelo fato da internet ser uma força tão grande em nossas vidas, precisamos ter certeza de que estamos tirando o máximo de seu potencial em nosso ensino, mesmo que isso signifique mudar um pouco o que e como ensinar.

Discussão - 3 comentários

  1. "cada ônibus lotado com 200 estudantes"<=Não tá errado esse número, não?

    []s,

    Roberto Takata

  2. Será um biarticulado?

    []s,

    Roberto Takata

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM