Trator elétrico – 1952
Em 1952 foi realizada uma demonstração de um modelo de trator elétrico, no condado de Berkshire, na Inglaterra.
O problema é que a energia era fornecida por um cabo suspenso, que permitia um manejo de apenas 2 hectares.
Na mesma época a União Soviética também investiu em tentativas semelhantes.
Lenin teve a ideia de aumentar o uso da eletricidade na agricultura; e ninguém estava a fim de contrariar Lenin! Lá foram os engenheiros quebrar a cabeça para resolver os vários problemas.
Que tal utilizar uma bateria? Na época os russos abandonaram a possibilidade do uso de uma bateria por causa da grande quantidade de material que seria necessário para construir uma uma com capacidade adequada para uso em um trator.
A opção de um cabo sempre voltava para o projeto, sendo um constante incomodo em como transportar a máquina pelo campo sem prejudicar o terreno ou plantação. Além de ter que dispor de uma rede elétrica nas proximidades de todas terras agricultáveis.
Até mesmo uma brilhante ideia de Lenin teve que ser abandonada.
Veja mais sobre os tratores elétricos russos em
http://jalopnik.com/soviet-electric-tractor/
Discussão - 4 comentários
Não vejo grandes problemas em construir um trator movido a eletricidade. Pode até ser mesmo hibrido, com teto feito de painel solar, com instalações elétricas embutidas ou aéreas, com tomadas em vários pontos, para economizar cabos. Usar hidrogênio, enfim, temos que evitar o uso do diesel.
Oi !
Eu tenho um projeto para testar um gadget que fornece energia a outros gadgets utilizando hidrogênio. Visite o projeto e se possível me ajude !
http://www.indiegogo.com/hydrogen?a=873431
Só um momentinho: em 1952, período em que a Rússia também estava trabalhando no trator elétrico, Lênin estava morto! Ele morreu ainda na década de 1920! Agora, o erro está na parte do Lênin ou na parte da data?
Não tenho os detalhes históricos. Provavelmente os tratores soviéticos são anteriores à década de 50. Os da década de 50 foram desenvolvidos na Inglaterra.
Agradeço a mensagem.