Agora o tato

Repito aqui mais uma ´especialidade humana´ que foi recentemente superada pela tecnologia. Desta vez perdemos no tato, ou mais especificamente na capacidade em identificar diferentes superfícies pelo toque.

Pesquisadores da Escola de Engenharia de Viterbi da Universidade do Sul da Califórnia criaram uma espécie de dedo robótico que conseguiu identificar com sucesso 95% dos 117 materiais para os quais foi treinado a reconhecer. Um resultado melhor do que foi obtido por humanos voluntários.

A imitação de dedo possui um centro rígido recoberto com uma camada elástica e preenchido com um fluído. Incluindo imitações de impressão digital na ponta do dedo robótico para facilitar a identificação da superfície.

O sistema também pode detectar forças, microvibrações e gradientes térmicos.

Em breve o único refúgio para os humanos será dizer que robôs não conseguem amar.

Via Gajitz

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM