Tetrametilsilano (referência em RMN)

Como comentei em um texto recente, o RMN foi vital para a ciência nas últimas décadas – é usado na caracterização de substâncias químicas, células, pessoas, têxteis – quase tudo o que as pessoas conseguiram achar um modo de como colocar em um campo suficientemente forte.
InChI=1/C4H12Si/c1-5(2,3)4/h1-4H3
Tal como muitos organossilanos, o tetrametilsilano (TMS) tem um ´deslocamento químico´ bem baixo – e é aqui que a sua utilidade aparece – o TMS tem um deslocamento igual a zero, e então pode ser usado como uma referência.
Muitos não gostam do TMS porque será mais alguma coisa para se eliminar. Felizmente, ele quase não fica na fase líquida – tem uma temperatura de ebulição próxima da temperatura ambiente – então a evaporação do solvente do RMN removerá o TMS (por exemplo, o solvente CHCl3, e deuterado CDCl3)
http://scienceblogs.com/moleculeoftheday/2007/09/tetramethylsilane_nmrs_incar_g.php

Original (English) content from Molecule of the Day (http://scienceblogs.com/moleculeoftheday). Content translated with permission, but portuguese text not reviewed by the original author. Please do not distribute beyond this site without permission from both author and translator.

Discussão - 2 comentários

  1. Roberto disse:

    Oi Luís,
    Olha eu aqui de novo, enchendo o saco. Desculpe, mas o tetrametilsilano (TMS) não tem um deslocamento químico igual a zero. Seu deslocamento químico é definido arbitrariamente como sendo zero, na escala de deslocamento químico de RMN. Pelo fato do átomo de silício ser relativamente eletropositivo, os átomos de hidrogênio dos grupos metila do TMS sofrem um "efeito de blindagem". Isso faz com que o campo magnético necessário para excitar os átomos de hidrogênio seja de maior intensidade, fazendo com que o sinal dos hidrogênios do TMS surja "mais à direita" no espectro de RMN de hidrogênio. Como muito poucos compostos orgânicos apresentam hidrogênios com sinais "ainda mais à direita" do que o TMS no espectro de RMN-1H, utiliza-se o TMS para se definir o "ponto 0" da escala de RMN. É isso.
    abraços,
    Roberto.

  2. massacritica disse:

    Boas observações.
    Obrigado. 🙂

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM