Será que os extraterrestres serão moralistas?

placa pioneer sagan
A imagem acima foi gravada em placas que foram anexadas às sondas Pioneer 10 e Pioneer 11, lançadas pela NASA em 1972 e 1973.
A idéia era que poderiam servir como uma mensagem de boas vindas para possíveis extraterrestres que algum dia pudessem localizar uma das sondas.
A ação era muito mais simbológica do que real, pois lançar uma mensagem tão restrita no oceano cósmico, teria o mesmo efeito que lançar uma única garrafa no oceano (o nosso) e aguardar que fosse encontrada por uma pessoa específica. Uma chance muito remota.
A simbologia, no entanto, foi muito mais longe do que o esperado pela equipe que planejou a ação. O ato atingiu em cheio a imaginação das pessoas. Tanto símbolos reais quanto imaginários foram percebidos na imagem.
Começando pela imaginação. Um texto na revista TIME, de junho de 1972 – Rorschach in Space – mostra claramente que a imagem causou polêmica envolvendo diversos aspectos da cultura humana. E claro, o mais óbvio e direto, ficou por conta da representação de nudez masculina e feminina. Levando alguns editores de jornal a alterar a imagem com uma censura aos genitais masculinos e mamilos femininos, e até evitar completamente a publicação da imagem, com medo da reação dos leitores. Não adiantou muito o artista do original seguir a instrução de seu chefe para evitar desenhar a linha que dá o detalhe da vulva. As feministas não gostaram da representação da mulher com uma estatura mais baixa do que o homem, e não foi suficiente explicar que é uma representação da realidade biológica dos humanos. Um cidadão, um pouco mais paranóico, interpretou o braço levantado como sendo uma saudação Nazista. E outros imaginaram que era uma ´óbvia representação de de indivíduos de pele branca´, ou ´óbvia de pele negra´. E ao final, como bem o título da matéria na Time ressalta, a imagem, como em um Teste de Rorschach, parece que ecoa em sua interpretação a dinâmica psicológica do indivíduo que a observa.
As representações científicas presentes na placa incluem uma transição hiperfina do hidrogênio.
transicao-hiperfina.png
As figuras humanas foram representadas de uma forma que podem indicar que os corpos tem movimento, com detalhes da posição dos dedos na mão, e em proporção com uma imagem da sonda, para dar idéia do tamanho real dos humanos. As linhas que partem de um mesmo ponto indicam a posição do Sol em relação à pulsares e a sua distância em relação à Terra. E a parte inferior traz um esquema do Sistema Solar e a trajetória inicial da sonda. Curiosamente Plutão fez parte do diagrama por ser considerado na época um planeta.
A simbologia científica também não ficou fora das polêmicas e foi criticada por ser de difícil interpretação e com idéias que podem ser relativas até mesmo dentro de nossas próprias diferenças culturais.
Será que vai agradar todos extraterrestres?! 🙂
http://en.wikipedia.org/wiki/Pioneer_plaque
Veja também
Humanos sabor galinha (humor)

Discussão - 4 comentários

  1. HunterDog disse:

    Tão bom quanto o logotipo do Carrefour.

  2. Sr. Puritano disse:

    Só espero que eles não tenham curiosidade gastronômica sobre o tal "macaco com gosto de porco"...

  3. NEU disse:

    Se for uma civilização desenvolvida eles entederam. Mas se cair em algum lugar obscuro e inabitado será inutil.

  4. biah disse:

    gente... tava vendo um cara q disse que era saudação nazista, as feministas que queriam que a mulher fosse mais alta...
    vixe... tá cada vez mais dificil agradar as pessoas hein??
    aliás... muito boa a matéria ^^ bem interessante =D

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM