Kelvin e seus truques

William Thomson, mais conhecido como Lord Kelvin, conseguia desenvolver uma incrível quantidade de tarefas, com mais de 600 artigos publicados, consultorias, investigações públicas, palestras, ele ainda encontrava tempo para impressionar seus alunos com demonstrações cativantes em sala de aula.
J.T. Loyd, professor da Universidade de Glasgow (mesma da carreira de Kelvin), fez um apanhado de alguns experimentos realizados por Kelvin em sala de aula.
Lorde Kelvin demonstrado
Rev. Bras. Ensino Fís. vol.29 no.4 São Paulo 2007

Kelvin gostava de utilizar o piche nas demonstrações, que pelas curiosas propriedades era comparado com o ´éter´ em sua possível presença e constituição. O piche poderia ser moldado com um sino e tocado, ou então ter a fluidez que permitia que materiais leves nele flutuassem e pesados afundassem.
A sua ´geleira´ feita com piche, iniciada em 1887 e atualmente exposta em um museu, está quase totalmente desenvolvida.
piche viscosidade
Iniciado em 1887 este experimento é mais antigo do que a famosa demonstração das gotas de piche que caem por um funil, com inicio em 1927 e apenas 8 gotas.
piche gotejante
Em 2005 o experimento das gotas recebeu o Prêmio IgNobel de Física.

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM