Monotrilho a jato
Existiram diversas tentativas de construção de um sistema de monotrilhos eficientes, inclusive com um protótipo desativado em Porto Alegre, e um desta linha de projetos chegou extremo com a tentativa de uso de propulsão a jato e sistema de flutuação tipo hovercraft.
Uma das séries de trens a jato batizada de Aérotrain esteve em testes na França de 1965 até 1977, chefiadas pelo engenheiro Jean Bertin.
A falta de financiamentos, a morte de Jean e a adoção do sistema de trens TGV puseram um fim ao projeto Aérotrain.
O sistema de TGV tinha a vantagem de poder utilizar o sistema de trilhos já implantados, uma maior capacidade de transporte já em execução, uso de eletricidade que dispensava a dependência de petróleo e uma maior familiaridade com a tecnologia. Já o Aérotrain apenas tinha as vantagens de menor desgaste dos trilhos, menor fricção e uma menor ruído devido à baixa vibração de contato com a pista.
Ainda existem restos das pistas em algumas partes da França e que vão sendo demolidas conforme as cidades avançam.
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