Fume – para sua segurança
Ludwig Gattermann, químico alemão nascido em 1860, fez parte de uma geração de pesquisadores que eram corajosos o suficiente para trabalhar em laboratórios, que normalmente possuiam poucas preocupações com a segurança.
Em uma história que é repetida por diversas gerações de professores de química orgânica, afirma-se que Gattermann teria recomendado fumar no laboratório durante uma preparação que pudesse liberar acidentalmente alguma quantidade do mortal cianeto de hidrogênio (HCN).
Segundo Gattermann a presença do cianeto de hidrogênio alteraria o sabor da fumaça do tabaco, alertando o operador para a presença do cianeto mesmo que em pequenas quantidades.
Esta quase lenda é confirmada em uma citação feita em um artigo do lendário K. Ziegler.
Gattermann recommends that the operator smoke during the preparation, for he found that a trace of hydrogen cyanide is sufficient to give the tobacco smoke a highly characteristic flavor. This preliminary warning is useful in case of leaky apparatus or a faulty hood.
Organic Syntheses, Coll. Vol. 1, p.314 (1941); Vol. 7, p.50 (1927).
http://www.orgsyn.org/orgsyn/prep.asp?prep=cv1p0314
Sobre o cianeto, Ludwig Gattermann também teria dito o seguinte: “Se você está acostumado a trabalhar com a substância, não é pior do que lidar com o álcool.”
Não é preciso dizer que, atualmente, fumar em um laboratório resultaria no oposto em termos de segurança e saúde.
Discussão - 0 comentários