A Linha Azul – Maravilhas do Sistema Solar
Ontem o Discovery Channel exibiu o episódio ´A Linha Azul´ da série ´Maravilhas do Sistema Solar´. Logo no início, após zapear pelo canal Discovery, pensei estar assistindo uma reprise do episódio sobre a atmosfera, da série ´Terra: O poder de um planeta´. Mas era uma repetição do mesmo passeio em altitude elevada com um caça da força aérea da África do Sul, usado nos dois episódios para mostrar delicadeza da fina camada atmosférica.
Felizmente a série apresentada por Brian Cox, logo deixou de lado a imitação e partiu para uma série de comparações da atmosfera terrestre, com as diferentes atmosferas em outros planetas e luas do sistema solar.
No episódio Cox explicou a ausência de atmosfera em Marte, o clássico efeito estufa em Vênus, as tempestades em Júpiter, as peculiaridades da lua Io, e fez uma demorada e merecida homenagem às características da atmosfera da lua Titã.
As imagens obtidas pelas sondas enviadas aos planetas e luas, de tão reais e nítidas, podem ter sido interpretadas como efeitos especiais pelos telespectadores que não costumam acompanhar os avanços alcançados pela astronomia.
O próximo episódio será exibido no próximo sábado, dia 23 de abril, no Discovery Channel.
–
Discussão - 1 comentário
Olá!
Também vi esse programa, muito legal mesmo!
Deve ser uma experiência única voar tão alto e ter uma vista tão linda!
E eu não sabia do lago de metano em Titã. Legal.
; )
C.