Seu livro-texto pode ser monitorado

creative commons by nc nd
Uma possibilidade que surge com a popularização do uso de leitores de eBooks é do monitoramento dos hábitos do usuário. Não é nenhuma novidade que as empresas como Amazon e Barnes & Noble fazem isso em seus equipamentos para leitura de eBooks, Kindle e Nook. Eles acompanham quantas páginas você já leu, anotações, trechos marcados,… tudo isto com autorização embutida nos Termos de Uso do aparelho ou aplicativo.
A Kobo (empresa de ebooks) dá uma aliviada nesta intromissão com o oferecimento da possibilidade de criar, pelo aplicativo de leitura, uma camada de interação social em um livro.

A nova fronteira neste monitoramento encontra mercado em professores e instituições de ensino interessados em obter dados do uso dos livros-texto eletrônicos. No que é conhecido como ‘educational data mining‘ (mineração ou prospecção de dados educacionais) ou ‘learning analytics‘. Quantas páginas o aluno leu por dia? Quais os trechos mais sublinhados? Alguma anotação foi feita no livro eletrônico? Quais seriam os capítulos do livro que apresentam maiores desafios?

Uma das empresas que testa um destes serviços é a CouseSmart, veja mais detalhes em http://www.coursesmart.com/go/institutions/analytics

E a privacidade?! Gritarão alguns. Não sei se a luta pela privacidade precisaria gastar fôlego nesta discussão. Será que eu preciso ficar incomodado se os outros saberão que por ventura estou com a leitura atrasada no ‘Fundamentos de Química Geral’? Talvez.

Alias, saiba que ao acessar este blog, e praticamente todos os outros sites da internet, todos os teus movimentos e costumes de leitura estão sob análise constante. Claro que tudo feito sem realmente saber em detalhes quem é você.

Via New E-Textbooks Report Student Study Habits

Discussão - 1 comentário

1. Marcos Vinícus disse:

Mais um motivo para eu preferir o BOOK:

Categorias

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM