Ornitópteros

Quando penso em um avião que pode bater as asas, inevitavelmente lembro das antigas tentativas frustradas de construção dos primeiros aviões. Tenho aqueles filmes em preto e branco gravados na memória, com acidentes estranhos e divertidos (acho, que sem vítimas).

Este tipo de projeto exótico, com asas móveis, é batizado de ornitóptero ( do grego ´ornithos´ ave e ´pteron´ asa) e apresenta desenvolvimento tecnológico lento e que ainda causa uma certa estranheza pelo movimento desengonçado.
A Wikipedia traz um histórico dos projetos de oritópteros tripulados, com uma primeira tentativa, de sucesso duvidoso, em 1929.
http://en.wikipedia.org/wiki/Ornithopter#Manned_flight
As tentativas mais recentes são do grupo da University of Toronto Institute for Aerospace Studies, chefiado pelo Professor James DeLaurier.
http://www.ornithopter.net/
Teste realizado em 8 de julho de 2006.
O impulso inicial para decolagem foi conseguido com propulsão por jato, mas os projetistas afirmam que boa parte do trabalho foi feito pelo bater das asas.

Fatores culturais, o sucesso de projetos com asas rígidas e dificuldades técnicas tem afetado o fluxo de financiamentos para este tipo de iniciativa. E quase unicamente os modelos não-tripulados tem atraído interesse, ou de entusiastas aeromodelistas ou de militares para aplicação em espionagem.
Um portal com informações na área
http://www.ornithopter.org/

Bônus.

Encontrei um vídeo estranho de pilotos sofrendo acidentes propositadamente!

Discussão - 1 comentário

  1. Esses videos antigos são sempre divertidos, mas também nos levam a refeltir sobre esses pioneiros que falharam e foram injustamente esquecidos. Não se pode esquecer de todos aqueles que tentaram e falharam, pois seus erros nos conduziram ao caminho certo.
    Em memória de todos os que tentaram e falharam, devíamos ter um "Dia do Inventor Esquecido", que, além de ser mais um feriado (\o/), seria tão divertido quanto instrutivo.
    E os caras que caíam de avião de propósito deviam ser pilotos de testes (de verdade, diga-se de passagem) ou aviadores-circenses, que iam se exibindo de cidade em cidade nos EUA dos anos 20 e 30.
    É difícil pensar - e, ainda mais, admitir - que nossa tecnolgia sempre se tornará rústica e ridícula com o passar dos tempos. Eu tento imaginar que tipo de "early flights" deste começo de século 21 farão nossos descendentes rirem daqui a 100 anos (ou talvez até menos).

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM