Paz e felicidade a todos

Aproveitando o gancho do texto sobre aplaca que foi enviada junto com as sondas Pioneer 10 e 11, lembrei das mensagens enviadas com as sondas Voyager 1 e 2.
Estas duas garrafas largadas no oceano cósmico foram um pouco mais incrementadas. Eram discos gravados com mensagens em áudio e imagens codificadas em forma analógica. A capa que protege o disco apresenta diagramas que explicam como decodificar as mensagens gravadas e alguns outros semelhantes aos da Pioneer.
capa-golden-nasa.jpg
A agulha para tocar o disco não foi esquecida.
Para evitar uma nova polêmica envolvendo a nudez humana, as imagens com este tipo de representação ficaram mais escondidas, aparecendo discretamente duas vezes.
http://goldenrecord.org/images.htm
O Brasil está representado na gravação em português, com a saudação: “Paz e felicidade a todos”. E ficaremos conhecidos com um sotaque carioca. 🙂 Clique para ouvir. (arquivo em .au) A mensagem foi gravada pela Professora Janet Sternberg.
Os sons também incluem músicas de diversas culturas. Beatles não foi incluído por problemas de negociação de direitos autorais com a gravadora.
Mozart, Bach. Beethoven, Chuck Berry, Louis Armstrong…. estão presentes.
http://goldenrecord.org/sounds.htm
Posição das sondas em 4 de abril de 2007 (via wikipedia).
posicoes-sondas.jpg

Discussão - 3 comentários

  1. Carlos Alberto, de Brasilia DF disse:

    Me parece que temos pouquíssimo tempo para criar-mos juízo e procurar ser uma raça, ou espécie melhor neste universo tão grande.Vivemos na pré-história até hoje, quando se fala de respeito e amor ao próximo, e respeito ao nosso próprio planeta.Tomara que eles respondam estas mensagens e se apresentem, para nos mostrar como ser melhores e mais evoluidos.Pobres seres humanos.

  2. Ourinhos Souza disse:

    Acho uma perda de tempo impressionante ficar mandando garrafa e disco para o espaço. Os seres extra terrestes já estão entre nos há muito tempo. Quem não conhece as comunidades de Rodanésia, Jordanésia e Aliph. Tem até disco voador estacionado lá, meio escondido atrás do capim. Assim, bastaria dar um pulinho lá e entregar a encomenda para eles levarem. Mas o ser humano é assim mesmo. Quanto dinheiro gastaram para enviar algo que poderia ser levado de KOMBI.

  3. afonso schmitt disse:

    mais tarde no futuro quando a terra for engulida pelo sol o unico documento que restara sera a placa

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM