Sugestões de livros

o mundo assombrado pelos demonios

A nossa primeira indicação de livro não poderia ser outra. O livro de Carl Sagan O Mundo assombrado pelos demônios: A ciência vista como uma vela no escuro foi um dos livros mais famosos e importantes de Carl Sagan. Esse livro é com certeza uma das razões do SocialMente e do Minutos Psíquicos existirem hoje 🙂  O livro é uma defesa apaixonada do pensamento crítico, da ciência e da  razão. Te desafio a ler e não gostar 😉

subliminar

O livro Subliminar: Como o inconsciente influencia nossas vidas, escrito pelo físico Leonard Mlodinow, é uma ótima forma de conhecer as pesquisas recentes sobre a mente e o cérebro das quais tanto falamos nos nossos vídeos. A forma como ele abordou vários temas foram inspirações na elaboração de muitos dos nossos vídeos!

rapido e devagar

Rápido e devagar: Duas formas de pensar é um livro escrito pelo ganhador de um prêmio Nobel, o psicólogo Daniel Kahneman, o qual já citamos em vídeos nossos. O livro é uma oportunidade de conhecer a trajetória de um grande cientista na psicologia nas suas próprias palavras. As pesquisas de Kahneman provocaram grande impacto na nossa compreensão da mente humana e de como as pessoas tomam suas decisões.

os sete pecados da memória

Os sete pecados da memória: Como a mente esquece e lembra é um livro escrito pelo professor Daniel Schacter, um pesquisador da memória na Universidade de Harvard. O livro explora as várias maneiras como nossas mentes podem falhar quando mais precisamos (seja porque precisamos lembrar de algo ou queremos esquecer algo). Como é um livro um pouco mais antigo, não anda sendo muito fácil encontrá-lo em qualquer livraria por ai, mas com algum esforço (que vale muito a pena) você conseguirá encontrar! Sem dúvida uma das melhores indicações para quem tem interesse no nosso conhecimento acerca de como a mente funciona!

o que o cerebro tem pra contar
O que o cérebro tem para contar: Desvendando os mistérios da natureza humana foi escrito pelo neurocientista Ramachandran, um grande cientista que estudou quase de tudo durante a sua carreira, desde a sinestesia até o autismo. Os seus experimentos simples, porém criativos, nos ajudaram a entender melhor várias coisas sobre o cérebro e comportamento humano. O livro explora vários temas que nós mesmos já exploramos em vários vídeos, e como gostei muito da maneira como ele escreve posso dizer que o estilo de escrita dele foi uma inspiração para elaborar muitos dos nossos vídeos!

o homem que confundiu o chapeu com a mulher

Vai começar a “sessão Oliver Sacks de livros”! O primeiro é O homem que confundiu sua mulher com um chapéu, livro que já foi base para um dos nossos vídeos (esse aqui) e é um dos livros mais clássicos de divulgação da neurologia. Sacks nos conta sobre vários dos casos mais peculiares e diferentões com os quais ele já se deparou na sua carreira. Se você gostou dos nossos vídeos sobre transtornos neurológicos, vai amar o livro, certeza!

o olhar da mente
O olhar da mente, também escrito por Sacks, nos mostra como a visão é uma capacidade do cérebro tão complexa e também esquisita às vezes. Esse livro também foi base de vídeos nossos e super recomendo a leitura dele!

a mente assombrada

A mente assombrada, outro livro do Sacks, é mais focado nas experiências de alucinação, da qual também já falamos em alguns vídeos (como esse e esse). Os relatos dos pacientes que ele conta e do próprio Oliver Sacks vão satisfazer a curiosidade de quem tem interesse por esse assunto!

livre da ansiedade

Livre da ansiedade é um livro escrito pelo psicólogo Robert Leary e o assunto aqui é a ansiedade. Além de falar dos principais transtornos de ansiedade, Leary nos explica de uma maneira objetiva o que é a ansiedade, porque sentimos ansiedade e algumas coisas que podem ser feitas para lidar com ela quando ela toma conta de nós mesmos. Foi uma fonte importante para nós quando fizemos o nosso vídeo sobre ansiedade (esse aqui) e os outros transtornos de ansiedade.

o maior espetaculo da terra

Quando o assunto é biologia e evolução, um livro que vale a pena ser citado é O maior espetáculo da Terra de Richard Dawkins. O nome do livro foi inspiração para o próprio nome de um vídeo nosso sobre evolução (esse aqui)! O livro apresenta as evidências mais contundentes que sustentam a evolução como um fato científico, indo desde a datação de fósseis, passando pela genética e até as simulações computadorizadas.

51mPB8HLFgL._SX359_BO1,204,203,200_

Por que as pessoas acreditam em coisas estranhas é um livro escrito por Michael Shermer no qual ele explora as várias razões pelas quais as nossas crenças podem ser tão peculiares e porque o pensamento crítico é uma das nossas principais armas para não sermos enganados pelos outros ou por nós mesmos.

pura picaretagem

Provavelmente o primeiro livro em Português que fala sobre física quântica sem falar só picaretagem. Pura picaretagem é a indicação certa pra você que tem curiosidade sobre física quântica. Ainda não falamos sobre esse assunto no canal ou blog, mas provavelmente vamos, e se quiser uma adiantada sobre isso, esse livro é o caminho! Descubra porque a maioria das coisas que você já deve ter ouvido falar sobre ela eram provavelmente bobagem, lorota, esoterismo.

imposturas intelectuais

Um livro que apesar de ser mais antigo, continua tão atual e útil quanto na época. Leia ele, vale a pena (especialmente se você for da área de humanas 😉 ). Imposturas intelectuais é um livro que explora o que é a ciência, quais são os seus pontos fortes e fracos, e como uma linguagem rebuscada, pomposa e muitas vezes sem sentido pode ser facilmente usada para convencer as pessoas de que você tem um pensamento muito mais científico e profundo do que realmente tem (fórmula mágica essa usada por gurus da autoajuda e filósofos adeptos de algumas escolas de pensamento).

Depois eu coloco mais livros, por enquanto já podem comprar e ler todos esses 😉

Discussão - 0 comentários

Participe e envie seu comentário abaixo.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.