Dia da Carona Solidária


Daqui uma semana, dia 28 de maio, será “comemorado” o Dia da Carona Solidária. O nome não necessita de muitas explicações. A idéia é dividir o carro para diminuir a poluição da cidade. Claro, o trânsito também terá uma melhora… O estado de São Paulo até criou uma promoção. Frases sobre “Como melhorar a qualidade do ar?” poderão valer ingressos para o Zôo Safari. Veja aqui o regulamento.
A carona é comum em alguns lugares “desenvolvidos”. Um amigo alemão me contou que, no país dele, existe o “site da carona”. Funciona assim. No site, o dono do carro registra para onde vai – pode ser uma viagem dentro da cidade ou entre municípios -, quando e quantas pessoas cabem no seu veículo. Os interessados pela carona se registram no site. No dia da viagem, eles dividem os gastos com o combustível e os pedágios. Perguntei se não tem perigo, afinal, as pessoas não se conhecem. “Não, que idéia a sua”, ele respondeu. Não é uma maravilha?
Agora, em cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Curitiba e por aí vai… Primeiro, é necessário investir em metrô e trem para conter a poluição – e o insuportável trânsito. Quando contei para um casal de franceses como era o transporte em São Paulo, eles ficaram chocados. “E o meio ambiente? Por que não colocam bonde, então, que é mais simples?”. Pois é… Tiraram todos de circulação!
Lembrando: Como diz um tio meu que mora no Rio… “Paulista é muito unido. Quando um vai para praia, todos seguem juntos. Na hora de voltar, a mesma coisa”. Hoje é o último feriadão do ano. Paulistas, velas para a Santa Paciência e a Mãe Natureza.

2 comentários em “Dia da Carona Solidária”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *