Como se diz Feliz Ano Novo em cientifiquês

Feliz Ano Novo da Nasa

Primeiro! Que venham 365 voltinhas em torno de nós mesmos interessantes, intrigantes, inteligentes e repletas de realizações – com uma pitadinha científica, claro. Estou tão empolgada que até esbaforida para falar, ops, escrever. Só não vale ficar tonto!
Adoro ritos de passagem. Nas minhas aulas sobre teoria da comunicação – amo – visualizei a importância de marcar as etapas da vida. Assim, tinha preparado um post para publicar no último dia do passado ano, mas os cansaços físico e mental me impediram.
Ia colocar este link sobre as melhores fotos de ciência feitas em 2008 escolhidas pela revista National Geografic, contar que a Austrália fez a primeira festa de Ano Novo com emissão neutra de carbono, dizer que os fogos artifícios de São Paulo foram acionados pela primeira vez por controle remoto e revelar que dia 31 foi um segundo mais longo que os demais.
Acredite: a Terra não gira em torno de seu eixo em velocidade constante. Ela está cada vez mais devagar, graças à interferência da sua rotação com a da Lua. Nos últimos 25 anos, os cientistas já adicionaram 36 vezes um segundo a mais em um único dia. A última vez que os relógios atômicos tiveram seu mais longo dos dias foi em 2005.
Por fim, iria deixar este link para vídeo da mensagem de Happy New Year dada pelos astronautas lá da Estação Espacial Internacional. Eles desejaram paz em várias línguas – espanhol, italiano, francês – menos em português.
Como os astronautas também lembraram, a Terra já completou mais uma voltinha – saidinha ela, não? – em torno do Sol. Agora, segura firme aí porque espero continuar girando em torno da nossa estrela por mais um ano!
Só mais um detalhe. Todos os povos, religiões e culturas temos nossos rituais de passagem. No nordeste brasileiro, os índios pankararu realizam esporadicamente a dança do Toré. Homens, mulheres e crianças formam pares que giram em torno de si mesmos e o grupo dá voltas no centro. O objetivo é despertar a consciência cósmica para a paz.
Provavelmente, Galileu Galilei nem era nascido quando os habitantes dessa terra abençoada por Deus começaram com a metáfora. Em 2009, que sonhem muitas filosofias! Desejo a você um Feliz Ano Novo recheado de Paz!

5 comentários em “Como se diz Feliz Ano Novo em cientifiquês”

  1. Oi Ísis. Feliz Ano Novo 😀
    "Acredite: a Terra não gira em torno de seu eixo em velocidade constante. Ela está cada vez mais devagar, graças à interferência da sua rotação com a da Lua. Nos últimos 25 anos, os cientistas já adicionaram 36 vezes um segundo a mais em um único dia. A última vez que os relógios atômicos tiveram seu mais longo dos dias foi em 2005."
    Você já postou algo aqui à respeito disso que falou? Tenho interesse em conhecer algo mais completo.
    Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *