A-há! Pimenta no molho! As mulheres distinguem melhor do que os homens as emoções, especialmente, o medo e o desgosto. A conclusão é de um estudo realizado por Olivier Collignon e outros pesquisadores da Universidade de Montreal – Centre de Recherche en Neuropsychologie et Cognition (CERNEC).
Dessa vez, os cientistas não usaram fotos para analisar a reação dos 23 “cobaias” homens e mulheres, com idade entre 18 e 43 anos. Os pesquisadores contrataram atores e atrizes para simular o medo e o desgosto. Escolheram essas emoções porque acreditam que são mais relevantes à sobrevivência. Os “cobaias” deveriam dizer rapidamente o que sentiam ao ver as expressões e, ao mesmo tempo, ao ouvir os áudios compatíveis e não com as emoções representadas.
Bom, as mulheres responderam mais rapidamente – e correto – às emoções expressadas por outras mulheres. E, comparadas aos homens, processaram as emoções em maior velocidade. Apesar do resultado… a ideia não é mostrar a superioridade de nós, meninas lindas e gostosas e charmosas e inteligentes e modestas, sobre os homens. O intuito é relacionar as emoções com os gêneros e as doenças. Por exemplo: o autista, maioria homens, possui dificuldade no reconhecimento das emoções.
Eu, leiga, acredito que as mulheres percebem as emoções por necessidade, para entender os filhos e se relacionar melhor com o macho provedor. Além disso, porque é competitiva com outras mulheres. Nada melhor do que saber o que o “concorrente” sente para, em seguida, agir. O artigo está aqui, ó.
Hmm, não sei não... Acho que devemos encarar esse tema com a resposta típica da Medicina Baseada em Evidências: "São necessários mais estudos para conclusões efetivas". Sempre achei que as mulheres são mais confusas emocionalmente. Conheço umas que até choram sem motivo! E elas mesmas não sabem explicar de onde vem isso, simplesmente estão com o choro na "ponta dos olhos". Enfim.. mto legal seu blog. Vira e mexe venho ler!
Abraçoss
Em compensação, já vi um estudo sugierindo q os homens são melhores em mentir e disfarçar emoções...
Seria a Rainha Vermelha?
Ricardo, isso se chama TPM...
Vou explicar isso... a mulher como ser submissa (segundo a bíblia hahahaha) tinha que perceber o estado metal de seus homens... o medo do nosso time perder, a raiva da cerveja estar quente... assim sendo, aquelas que percebiam mais rapidamente as reações, e as consertavam... trazendo por exemplo uma nova cerveja e uns petiscos enquanto ele via o jogo! Foram sendo selecionadas como mulher, mãe ideal.... por isso hoje as mulheres estão assim... rápidas para perceber emoções!
Agora falando sério, o blog esta ótimo! Estou até te seguindo no twitter! Acho que as mulheres prestam mais atenção aos detalhes... nesse caso detalhes corporais, faciais e por isso notam mais rapidamente as emoções... é por isso que vcs conseguem notar quando uma amiga cortou um dedo do cabelo, ou uma mudança do tom loira 456 para o loira 457 e nós nunca percebemos nada!
Oi Isis,
Parabéns pelo Xis-Xis. Muito legal mesmo. E vc tem toda a razão: "É melhor ser alegre que ser triste".
Com relação às questões de gênero (homens são de Marte, mulheres são de Vênus), eu costumo ficar com o pé atrás. Acho que o mundo se divide menos entre homens versus mulheres, e mais entre pessoas legais versus gente mala. Não obstante, no geral, acho as meninas mais fáceis de lidar emocionalmente. Mas talvez isso se deva a anos de convivência em cículos femininos: 5 anos de faculdade de psicologia, alguns anos de yoga e ex-colaborador em uma escola de ballet.
Cordialmente, Renato.
"... acredito que as mulheres percebem as emoções por necessidade, para entender os filhos e se relacionar melhor com o macho provedor."
"Por necessidade" quando a sociedade é machista, quando a mulher precisa se dividir em 3 (mulher, amante e mãe) e quando o homem não à alivia desses "fardos."
Hipotéticamente, acho que em uma sociedade igualitária (ó, utopia!! =( ) ambos teriam as capacidades BEM semelhante.
O Renato falou algo em que concordo parcialmente: tanto homens quanto mulheres se dividem em legais e malas, mas todos são da Terra - um precisa do outro e são irmãos da mesma espécie, não existiriam um sem o outro. =)
Abraço.
Engano seu Ricardo as mulheres são mais emotivas, mas com uma percepção muito mais aguçada. As mulheres tanto choram "sem" motivo assim como os homens bebem "sem" motivo.