Mulheres identificam as emoções melhor que os machos

A-há! Pimenta no molho! As mulheres distinguem melhor do que os homens as emoções, especialmente, o medo e o desgosto. A conclusão é de um estudo realizado por Olivier Collignon e outros pesquisadores da Universidade de Montreal – Centre de Recherche en Neuropsychologie et Cognition (CERNEC).
Dessa vez, os cientistas não usaram fotos para analisar a reação dos 23 “cobaias” homens e mulheres, com idade entre 18 e 43 anos. Os pesquisadores contrataram atores e atrizes para simular o medo e o desgosto. Escolheram essas emoções porque acreditam que são mais relevantes à sobrevivência. Os “cobaias” deveriam dizer rapidamente o que sentiam ao ver as expressões e, ao mesmo tempo, ao ouvir os áudios compatíveis e não com as emoções representadas.
Bom, as mulheres responderam mais rapidamente – e correto – às emoções expressadas por outras mulheres. E, comparadas aos homens, processaram as emoções em maior velocidade. Apesar do resultado… a ideia não é mostrar a superioridade de nós, meninas lindas e gostosas e charmosas e inteligentes e modestas, sobre os homens. O intuito é relacionar as emoções com os gêneros e as doenças. Por exemplo: o autista, maioria homens, possui dificuldade no reconhecimento das emoções.
Eu, leiga, acredito que as mulheres percebem as emoções por necessidade, para entender os filhos e se relacionar melhor com o macho provedor. Além disso, porque é competitiva com outras mulheres. Nada melhor do que saber o que o “concorrente” sente para, em seguida, agir. O artigo está aqui, ó.

7 comentários em “Mulheres identificam as emoções melhor que os machos”

  1. Hmm, não sei não... Acho que devemos encarar esse tema com a resposta típica da Medicina Baseada em Evidências: "São necessários mais estudos para conclusões efetivas". Sempre achei que as mulheres são mais confusas emocionalmente. Conheço umas que até choram sem motivo! E elas mesmas não sabem explicar de onde vem isso, simplesmente estão com o choro na "ponta dos olhos". Enfim.. mto legal seu blog. Vira e mexe venho ler!
    Abraçoss

  2. Vou explicar isso... a mulher como ser submissa (segundo a bíblia hahahaha) tinha que perceber o estado metal de seus homens... o medo do nosso time perder, a raiva da cerveja estar quente... assim sendo, aquelas que percebiam mais rapidamente as reações, e as consertavam... trazendo por exemplo uma nova cerveja e uns petiscos enquanto ele via o jogo! Foram sendo selecionadas como mulher, mãe ideal.... por isso hoje as mulheres estão assim... rápidas para perceber emoções!
    Agora falando sério, o blog esta ótimo! Estou até te seguindo no twitter! Acho que as mulheres prestam mais atenção aos detalhes... nesse caso detalhes corporais, faciais e por isso notam mais rapidamente as emoções... é por isso que vcs conseguem notar quando uma amiga cortou um dedo do cabelo, ou uma mudança do tom loira 456 para o loira 457 e nós nunca percebemos nada!

  3. Oi Isis,
    Parabéns pelo Xis-Xis. Muito legal mesmo. E vc tem toda a razão: "É melhor ser alegre que ser triste".
    Com relação às questões de gênero (homens são de Marte, mulheres são de Vênus), eu costumo ficar com o pé atrás. Acho que o mundo se divide menos entre homens versus mulheres, e mais entre pessoas legais versus gente mala. Não obstante, no geral, acho as meninas mais fáceis de lidar emocionalmente. Mas talvez isso se deva a anos de convivência em cículos femininos: 5 anos de faculdade de psicologia, alguns anos de yoga e ex-colaborador em uma escola de ballet.
    Cordialmente, Renato.

  4. "... acredito que as mulheres percebem as emoções por necessidade, para entender os filhos e se relacionar melhor com o macho provedor."
    "Por necessidade" quando a sociedade é machista, quando a mulher precisa se dividir em 3 (mulher, amante e mãe) e quando o homem não à alivia desses "fardos."
    Hipotéticamente, acho que em uma sociedade igualitária (ó, utopia!! =( ) ambos teriam as capacidades BEM semelhante.
    O Renato falou algo em que concordo parcialmente: tanto homens quanto mulheres se dividem em legais e malas, mas todos são da Terra - um precisa do outro e são irmãos da mesma espécie, não existiriam um sem o outro. =)
    Abraço.

  5. Engano seu Ricardo as mulheres são mais emotivas, mas com uma percepção muito mais aguçada. As mulheres tanto choram "sem" motivo assim como os homens bebem "sem" motivo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *