Publicado
30 de ago de 2018

Quem sabe um pouco de um assunto pode se sentir mais confiante a respeito do assunto do que quem sabe muito porque um certo nĂvel de competĂȘncia Ă© necessĂĄrio para perceber a prĂłpria incompetĂȘncia. Ă sobre isso que falaremos hoje. VocĂȘ pode ver o vĂdeo de hoje abaixo ou clicando aqui.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/xhHD4ySKnlE”]
ReferĂȘncias recomendadas
Aqui vão alguns ótimos materiais sobre o efeito Dunning-Kruger e a ilusão da superioridade, um fenÎmeno diferente porém relacionado ao efeito Dunning-Kruger: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link., link, link.
Publicado
23 de ago de 2018

Suas crenças captam o que vocĂȘ entende da realidade, mas esse processo estĂĄ longe de ser perfeito. Mesmo com imprecisĂ”es, crenças tendem a ser resistentes Ă mudanças e facilmente fortalecidas por informaçÔes concordantes. Por conta disso, a internet oferece ameaças Ă s nossas mentes e relaçÔes. VocĂȘ pode ver o vĂdeo de hoje abaixo ou clicando aqui.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/zomu0Spkd0E”]
ReferĂȘncias recomendadas
Mais uma vez citarei como principal referĂȘncia o manual de psicologia social de Aronson, Wilson e Akert (8a edição). O foco deles Ă© descrever o que sĂŁo crenças e a perseverança da crença. Em outros trabalhos que linkaremos aqui, vĂĄrias ponderaçÔes sĂŁo feitas sobre como a internet tem enviesado o processamento de informaçÔes sociais por meio de bolhas e potencializado a perseverança de crenças. Vejam os seguintes materiais: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.
Publicado
16 de ago de 2018

Quando vocĂȘ age de forma contraditĂłria com suas crenças ou tem dois pensamentos conflitantes, vocĂȘ pode viver a dissonĂąncia cognitiva. Ela Ă© desagradĂĄvel e te leva ao impulso de buscar justificativas para o que aconteceu (de preferĂȘncia, te favorecendo). Saiba mais sobre isso no vĂdeo de hoje! VocĂȘ pode ver o vĂdeo abaixo ou clicando aqui.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/xFwh3_FE43E”]
ReferĂȘncias recomendadas
Nossa principal referĂȘncia para o vĂdeo de hoje foi o sempre citado manual de psicologia social de Aronson, Wilson e Akert (8a edição). Esse livro Ă© muito didĂĄtico e eu recomendo ele fortemente! TambĂ©m vale a pena consultar os seguintes materiais na internet: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.
Publicado
9 de ago de 2018

VocĂȘ jĂĄ teve um dĂ©jĂ vu? Apesar de ser uma sensação muito estranha, a ciĂȘncia tem feito grandes avanços na compreensĂŁo do dĂ©jĂ vu e hoje falaremos um pouco disso. VocĂȘ pode ver o vĂdeo de hoje abaixo ou clicando aqui.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/BcUOqdFaajo”]
ReferĂȘncias recomendadas
Aqui vĂŁo alguns materiais muito Ășteis sobre o dĂ©jĂ vu: link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link, link.
Publicado
2 de ago de 2018

A desistĂȘncia na psicoterapia Ă© alta e os vacilos dos psicoterapeutas, tambĂ©m. Conheça alguns dos erros mais comuns dos psicoterapeutas. VocĂȘ pode ver o vĂdeo de hoje abaixo ou clicando aqui.
[youtube_sc url=”https://youtu.be/LcjOkHus1uo”]
ReferĂȘncias recomendadas
Como falamos no vĂdeo, nossa principal referĂȘncia de hoje foi o livro “Como falhar na relação: Os 50 erros que os terapeutas mais cometem” de Bernard Schwartz e John Flowers. Ă um livro excelente que narra muitos erros cometidos na psicoterapeuta por meio de exemplos reais e em uma linguagem objetiva, clara e descontraĂda. RecomendadĂssimo (uma pena que esteja esgotado na editora). TambĂ©m Ă© uma boa dar uma olhada em materiais na internet como esses aqui: link, link, link, link, link, link, link, link.