É Criado o DNA Artificial

O artigo descreve a criação do cromossomo bacteriano e a transferência bem sucedida para outra bactéria, onde o DNA sintético substituiu o DNA nativo da bactéria. A bactéria passou a se replicar e produzir uma nova série de proteínas.
O feito teve um preço alto: aproximadamente 40 milhões de dólares e 20 pessoas trabalhando por mais de uma década. As potenciais consequências desse trabalho são várias – produção de bactérias que degradem poluentes evitando acidentes com vazamento de petróleo em plataformas, degradando materiais resultantes da produção de biocombustíveis e bactérias capazes de sintetizar substâncias deficientes em pessoas são alguns exemplos.
Referênicas:
Gibson, D. et al. (2010). Creation of a Bacterial Cell Controlled by a Chemically Synthesized Genome Science, 329 (5987), 52-56 DOI: 10.1126/science.1190719
“Por que a ciência é importante?” o Filme

O filme “Porque a Ciência é Importante” (Why Science is Important) é uma tentativa de Alom de responder a esta pergunta: Porque a Ciência é Importante? Para isso ele faz a pergunta a vários cientistas, discutindo suas respostas.
Ao final ele mostra vários motivos pelos quais a ciência é hoje tão importante para o ser humano. Um vídeo simples e de menos de 30 minutos de duração, porém inspirador. O trabalho de Alom é muito importante e representa mais uma bela iniciativa de divulgação da ciência.
Qualidade das Informações e Superstição

Os meios de comunicação, no tocante à ciência, variam na qualidade das informações que divulgam; indo de ótima qualidade à péssima. O critério usado para avaliar a qualidade das informações são os mesmos critérios usados para avaliar qualquer trabalho científico; e esses são deixados de lado por muitos da mídia. Continue lendo…
Carl Sagan
“Tempo virá em que uma pesquisa diligente e contínua esclarecerá aspectos que agora permanecem escondidos. O espaço de tempo de uma vida, mesmo se inteiramente devotada ao estudo do céu, não seria suficiente para investigar um objetivo tão vasto… este conhecimento será conseguido somente através de gerações sucessivas.
Tempo virá em que os nossos descendentes ficarão admirados de que não soubéssemos particularidades tão óbvias a eles… Muitas descobertas estão reservadas para os que virão, quando a lembrança de nós estará apagada.
O nosso universo será um assunto sem importância, a menos que haja alguma coisa nele a ser investigada a cada geração… A natureza não revela seus mistérios de uma só vez”. (Sêneca, Problemas Naturais, Livro, século I). Continue lendo…
Monstro de Espaguete Voador

Complexidade e Método Científico
O universo, a terra, os seres humanos e os átomos são de uma complexidade enorme. Existem inúmeras variáveis envolvidas no funcionamento deles, sendo que uma pode interferir na outra, assim como várias podem interagir simultâneamente – sendo que essa última possibilidade é a mais comum na natureza.
Portanto, necessitamos de algumas ferramentas se pretendemos compreender alguma coisa de um sistema tão complexo como é o nosso. Algo que nos ajude a superar as limitações humanas de percepção, raciocínio, lógica e racionalidade, que parecem tão irremediavelmente inferiores e incapazes de compreender o funcionamento das coisas. É ai que entram em cena o ceticismo, o empirismo, o método científico e as tecnologias. Continue lendo…
Pensamento Científico
Inicío o texto com uma citação do livro O Mundo Assombrado Pelos Demônios: A Ciência Vista Como Uma Vela no Escuro, de Carl Sagan (1996):
“Meus pais não eram cientistas. Não sabiam quase nada sobre ciência. Mas, ao me apresentar simultaneamente ao ceticismo e à admiração, me ensinaram as duas formas de pensar, de tão difícil convivência, centrais para o método científico.(…) parece-me claro que não aprendi as coisas mais essenciais com os meus professores da escola, nem mesmo com os meus mestres universitários, mas com meus pais, que nada sabiam sobre ciência naquele remoto ano de 1939”. Continue lendo…
Formas de Conhecimento
Existem diferentes formas de produzir conhecimento e de tentar entender as coisas. Três destas formas são a intuição, a autoridade e a ciência. Conforme Cozby (2003), “Um problema com a intuição é que numerosos vieses cognitivos e motivacionais afetam nossa percepção, levando-nos a extrair conclusões errôneas sobre causa e efeito”.
Um exemplo de como a intuição pode nos enganar é que, se olharmos ao redor, podemos pensar que a terra está parada, que é plana e que é rodeada pelo sol todos os dias – intuitivamente essas coisas fazem mais sentido, visto que não sentimentos que a terra está se movimentando nem que ela é geóide. Continue lendo…
Ciência e sua Importância
A ciência pode ser entendida como o empreendimento humano de descrever, compreender, explicar e predizer os fenômenos, assim como as relações existentes entre as características desses fenômenos, fazendo uso do empirismo, do ceticismo, do método científico e da tecnologia.
A conceituação de ciência é muito mais problemática e complexa do que o que coloquei aqui, mas não é minha intenção fazer uma revisão histórico-teórica sobre o conceito, e sim apenas apresentar algo mais genérico que me permita seguir na linha de raciocínio. Para uma revisão interessante e bem feita, recomendo o texto “desse” blog. Continue lendo…