Texto “presente”

Ganhei esse texto de “presente” do Hugo Penteado, o autor do Ecoeconomia. Ele vem de encontro com um post que escrevi citando outros 2 textos, um do Arnaldo Jabor e outro do Blog Mensageiro Sideral.

Não é o planeta – ou o meio ambiente – que está ameaçado, somos nós.
Hugo Penteado

Nem fazemos cócegas ao planeta e à sua história de 4,5 bilhões de anos, tempo que nosso cérebro que vive apenas algumas décadas não consegue conceber ou entender.

Somos absolutamente desimportantes.

Se continuarmos agredindo o planeta e ele mudar as condições que permitem a vida na Terra, quem sairá perdendo somos nós, não o planeta.

Ele continuará sua trajetória de bilhões de anos sem a gente ou com a gente, mas para ele isso pouco importa.

Importa muito para nós, se vamos continuar ou não, afinal, todos os seres vivos lutaram muito para se manter vivos e só 1% foram vitoriosos.

A luta pela sobrevivência é a nossa maior força, talvez seja a maior chance de mudança, conforme fique cada vez mais claro que estamos num projeto suicida.

Vai ser muito duro perdermos a nossa continuidade. Como seres individuais somos mortais, como espécie animal somos praticamente imortais. Do planeta-nossa-casa somos meros locatários, aqui viemos e deixamos nossas pequenas marcas, a maior dela nossos descendentes, mas logo vamos de saída, deixando para trás os outros, com os quais devemos nos importar acima de tudo.

Estamos falando de desprendimento, é algo que não fazemos em bem próprio, mas pelo bem dos nossos filhos ou se formos além, todos os filhos são nossos filhos, somos membros de uma única família, a família dos seres vivos, todos eles idênticos entre si pela biologia, mas cuja diferença individual é a nossa maior força.

E a nossa força está na solidariedade e não na competição, pois a solidariedade é a característica predominante entre as espécies e entre os indivíduos da mesma espécie.

4 Comments

  • denise
    28 de julho de 2007 - 22:57 | Permalink

    claudia, importantíssimo este blog! você gostaria de participar da equipe do Faça a sua parte? Seria interessantíssima a sua participação.O que acha? Responda para drang48@gmail.com, certo.abraço, menina

  • Hugo
    22 de agosto de 2007 - 21:32 | Permalink

    Cláudia o seu blog é muito bom e eu já me tornei seu fã. espero que ajude a gente um dia num projeto que um dia vai sair da gaveta. bjs Hugo (hugopenteado@uol.com.br)

  • Paula Schuwenck
    19 de setembro de 2007 - 00:14 | Permalink

    Hugo Penteado é brilhante. Que bom saber que temos um economista com a visão e o preparo dele para questões ambientais de extrema importância para a saúde do planeta Terra.

  • GMCJ
    26 de abril de 2008 - 20:13 | Permalink

    Assisti hoje à entrevista do Hugo à Marília Gabriela no GNT e fiquei feliz de encontrar uma mente brilhante e consciente como a dele. São pessoas como ele que vão fazer a diferença. Queria postar esse texto no meu blog, posso?www.gmcj.multiply.comVou seguir as regras que vc pede, ok?abs

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *