Interface


A Interface é uma empresa de carpetes dos EUA que decidiu provar que é possível ser transformar uma empresa de capital aberto em sustentável até 2020. A missão zero da empresa é a promessa de eliminar todos os impactos negativos ao meio ambiente até 2020.

Ray Anderson é o dono da empresa e depois de ler a Ecologia do Comércio, de Paul Hawken em 1994, decidiu que a sua empresa seria o exemplo.

São várias as ações que a empresa tem tomado para torná-la verde. Além de reduzir todos os tipos de lixo, eles preocupam-se com o impacto da matéria-prima, do processo e do produto. E pensam também em como fazer para trazer o produto de volta e transformá-lo em produto novamente.

No Canadá um funcionário ajudou a desenvolver um processo para a parte de trás do carpete, mudando os produtos químicos. Não se tratou apenas de reduzir, mas também de substituir os químicos usados. Também no Canadá foi reduzido o uso da água em 95% com a mudança do processo, agora são utilizados equipamentos em que uma agulha cria padrões coloridos e não mais as impressões que utilizavam água.

Em 1998 a Interface colocou em prática um programa inédito: a empresa entra em contato com clientes, donos de carpetes velhos e se encarrega de retirá-los (mesmo que sejam produtos de concorrentes). Todo esse material é reciclado para fabricação de novos produtos. Anderson tem um plano mais ousado ainda, um projeto de leasing de carpete que garantiria a Interface o controle total sobre o aproveitamento do produto. Em vez de comprar o carpete, o cliente pagaria um valor pelo uso do produto por alguns anos e ao final do tempo estipulado, a Interface recolheria o carpete, reciclaria e o substituiria.

Numa entrevista com o vice-presidente para o Canadá e América Latina, é bem interessante notar que a idéia da empresa não é fazer carpetes, mas sim tentar fazer a diferença. O Vice presidente diz “Damos às pessoas uma razão maior para vir ao trabalho. Não é dinheiro, mas algo que envolve as pessoas de uma maneira mais profunda.”

One comment

  • Cassiano Zanetti
    5 de fevereiro de 2008 - 23:39 | Permalink

    Estava adicionando um trecho do filme que vi sobre Ray Anderson, e procurei a foto dele no google. Encontrei o seu blog por acaso e com uma perfeita descricao do que gostaria de postar. Adicionei ao meu link a postagem.Veja como ficou na minha pagina. O mais interessante, é que temos o mesmo design de blog!http://cassianozanetti.blogspot.com/AttCAssiano

  • Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *