Pitágoras, o Bom

Meu amigo Montaigne diz: “(…) nunca consegui sequer ver sem desprazer perseguirem e matarem um animal inocente, que está sem defesa e do qual não sofremos mal algum. E como costuma acontecer que o cervo, sentindo-se sem fôlego e sem força, não tendo mais outro remédio, atira-se e se rende a nós mesmos que o perseguimos, rogando-nos mercê com suas lágrimas, esse sempre me pareceu um espetáculo muito desagradável. Nunca apanho animal vivo ao qual não devolva a liberdade. Pitágoras comprava-os dos pescadores e dos passarinheiros para fazer o mesmo. As índoles sangüinárias com relação aos animais dão prova de uma propensão natural para a crueldade.” Retomarei o assunto quando escrever sobre Jean-Martin Charcot.

Discussão - 5 comentários

  1. Jerepilda disse:

    Deve ser por isso que uma amiga minha sempre pergunta às pessoas, nos primeiros minutos da conversa, se elas gostam de animais. Essa informação é capaz, talvez, de trazer à tona outros aspectos do caráter das pessoas.

  2. Jerepilda disse:

    Me chamou a atenção a forma não usual da disposição das letras no desenho. Não que a designação incomum possa alterar o resultado final...

  3. Cara Jerepilda, compartilho da opinião de sua amiga. Em relação à disposição dos caracteres na figura, o "C" continua sendo a hipotenusa, apesar da consagração pelo uso da letra "a". Apareça mais vezes em "nosso" blog, pois seus comentários são sempre interessantes.

  4. Paulo Lima disse:

    Controvérsias à parte, algumas pessoas gostam tanto de animais (não os domésticos) que...os degustam...Apenas uma ressalva, se me permite, na sua frase final, contrariando o que Freud pensa a respeito, eu diria: "...dão prova de uma propensão natural, que alguns humanos tem, para a crueldade".Saudações,Paulo Lima

  5. Caro Paulo Lima,quis dizer na crueldade que muitos homens cometem pelo simples prazer de ser cruel. Mas entendi a sua mensagem. Um abraço e obrigado pelo comentário.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM