Tom, 80 anos.

Durante minhas primeiras aulas de saxofone alto, comecei a tocar os “standards” da canção americana, que tinham povoado boa parte de minha memória musical da tenra juventude. Assim, iniciei por “My Funny Valentine”, “Misty”, “Strangers in the night” e “S’Wonderful”; de Lorenz Hart e Richard Rodgers a Cole Porter. Até que, por fim, pedi para tocar “Luiza”, de Tom Jobim. A leitura inicial da partitura, antes de tocar as primeiras notas, na fase pré-embocadura, fez com que eu achasse que não teria muita dificuldade. Ledo engano. Tropeçei em seus sustenidos e bemóis, na valsa que pulava de “mi” da primeira escala, grave, para um “mi” bemol agudo (para quem conhece a música): ” (…) Escuta agora a canção que eu fiz /Pra te esquecer LUIZA”. Diante da minha surpresa provocada pela dificuldade da música, meu professor disse: “É, isso é Tom Jobim”…

Discussão - 3 comentários

  1. Fala, Amigo!Bem legal seu texto ( não só este mas no geral )!Eu assassino um violãozinho ( e bota diminutivo nisso! ) de quando em vez e me parece que você pegou a nota primordial dessa canção: exatamente quando ele canta "que eu fiz pra te esquecer, Luiza...".Tem uma outra canção do Tom que eu acho que tem o mesmo efeito, que é Chega de Saudade.Mas enfim, como eu disse eu maltrato o pobre instrumento, não posso falar demais pra não falar besteira.Eu assisti a um show do Tom no Ibirapuera; é uma das ocasiões em que acho que dei muita sorte.Abraço!Renato.

  2. Pois é, Primavera. Quem sabe a gente não faz um "duo"...Mas só depois de alguns "scotchs", a la Vinícius e Tom, com muito menos talento mas não com menos alegria.Abraço!

  3. Jerepilda disse:

    Eu, que não toco nem arranho nada, e portanto não tenho a base teórica de vocês, apenas amo Tom Jobim esobretudo "Luiza".

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM