Fuga de cérebros

Há alguns dias, os principais jornais do Brasil e do mundo alardearam os esforços que a União Européia empreenderá na tentativa de frear a fuga de cérebros para os EUA. As razões apontadas pela maciça debandada são a incapacidade de enxergar os cientistas como profissionais e não como eternos estudantes e, como não poderia deixar de ser, a baixa remuneração aliada a um futuro incerto. Um boletim da SBPC de 2005 já assinalara esses problemas. Conversando com um amigo brasileiro que vive em Amsterdã, percebi que há também outro problema: os holandeses – é claro que quando digo “holandeses” estou ciente de excluir os imigrantes, que são um problema à parte – se queixam do excesso de igualdade social. É, é isso mesmo! Para eles, a divisão de renda mais equânime, o acesso universal (e de qualidade) aos serviços sociais básicos e o elevado nível educacional, dentre outras benesses, provocam uma sensação de homogeneidade, de perda da individualidade (pasmem!) que é maléfica para a sociedade e desestimula a formação de cérebros privilegiados.Vai entender esse mundo…

Discussão - 4 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    coisa de maluco. Talvez aqui, em terras tupiniquins, nossos políticos tenham descoberto isso há muito mais tempo. Basta ver o acirramento das diferenças sociais vigentes por aqui.Eu sabia!!! há uma ação inteligente para a manutenção da miséria no brasil...Grande abraço...caro e Grande Amigo.

  2. amigo de montaigne disse:

    É isso aí, Paulo!abraço!

  3. Viviane disse:

    oi!estou adorando o teu blog.e triste isso que ocorre na holanda e, de certa forma, tb por aqui (pois cada vez mais parece que as pessoas "avaliam" a qualidade das suas vidas em relação aos outros, então, ter igualdade social acaba homogeneizando uma condição que muitos preferem não ver acontecer, pois parece que eles se constituem somente ao olhar dos outros..., e se todo mundo tiver um "fox", por exemplo, logo vão querer ter algo melhor, como maneira de se sobressair). isso me lembrou um comentário de uma pesquisa que li há um tempo atrás, no jornal zero hora, de porto alegre. falava do quanto os sujeitos dessa pesquisa afirmaram preferir ganhar menos (o salário) do que estavam ganhando no momento se isso significasse ganhar mais do que as outras pessoas. tb não preferiam ganhar bem mais se isso significasse ganhar menos do que os demais. uma coisa assim, faz tempo, mas creio que tem a ver com o que vc expôs nesse post.abraços

  4. Fuga de cerebros.. Super 🙂

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM