As camadas de Carpeaux

Philosopher in Meditation , byRembrandt van Rijn, 1632

Pode parecer uma heresia, mas eu poderia dedicar todo o tempo da minha vida a conhecer, estudar e redescobrir a obra de apenas dois pintores: Rembrandt e Velásquez. Escrevo isso porque hoje é sábado, raro dia de ócio contemplativo, em que aproveito o dolce far niente para apreciar, sem pressa, o insuperável mestre holandês. É curioso como nesses momentos sempre rememoro um ensaio de O.M. Carpeaux, que falava das três “camadas” da arte. A primeira camada é constituída pelo ambiente social do artista e, por isso mesmo, está sujeita à dialética histórica. Já a segunda, diz respeito ao talento individual, às qualidades pictóricas, ao gênio do pintor. E a última, para citar Georges Braque, “é a arte em si, a arte que apresenta o aspecto visível de mundos invisíveis”. Ave Carpeaux!

Discussão - 6 comentários

  1. luiz damasceno disse:

    Ave Carpeaux! Ave Rembrandt! Ave Montaigne!

  2. viviane disse:

    aproveitando...: alguma sugestão para uma inciante conhecer um pouco mais de arte? algum livro? curso de história da arte ajudaria? mais curiosidade?abs:-)

  3. Amigo de montaigne disse:

    Cara Viviane, várias são as sugestões. Para começar, tente A História da Arte, de Ernst Gombrich, em português. Depois, conforme as suas impressões desse livro, poderei sugerir outros. Aproveite, mas lembre-se: procure ouvir outras opiniões.

  4. TARCIO VIU ASSIM disse:

    Domingo pela manhã vi um documentário sobre Rembrandt, num canal da tv aberta... -O documentário não era lá essas coisas mas cheguei a chorar emocionado. A arte do holandês é assustadora e esse assombro é a revelação da diferença entre um gênio (ele) e o comum (eu). -Sem dor, sem ser Carpeaux nem o amigo de Montaigne, mesmo assim me curvo humano: Ave, arte!-Abraço do sertão.

  5. viviane disse:

    oi amigo de montaigneobrigada pela sugestão! vou ler sim. primeiro irei terminar o trabalho que estou fazendo (e preciso terminar no prazo) e me dedicar à arte, ler mais literatura... esses são os meus planos, e começarei com esse livro.depois disso vou te pedir mais, sim.OBRIGADA!!!abraço

  6. Amigo de mOntaigne disse:

    Caro Tarcio, o primeiro e mais importante passo é ser tocado pela arte de Rembrandt. O resto, é conseqüência...Abraço da "metrópole"!Cara Viviane, boa leitura!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM