“Da experiência”

Aproveitando o domingo para reler (claro, intelectual relê, mesmo que seja a primeira vez diante de tal texto) “Os Ensaios”, encontrei a sempre inteligente palavra de meu amigo Montaigne sobre o Governo ideal. Em tempos do populismo lulista patológico, as palavras do sábio de Périgord caem muito bem: “A excelência e a capacidade de quem governa devem aliviar-nos completamente da preocupação com seu governo” (livro III, cap. XIII). Nunca antes estive tão preocupado…

Discussão - 5 comentários

  1. Anonymous disse:

    O que aconetece é preocupação extrema, mas o povo brasieliro é muito manso. Se você na França, terra de Montaigne, o Calheiros já estaria exilado em algum paizeco da América Latina.

  2. amigo de montaigne disse:

    Acredito que a questão seja a certeza da impunidade, principalmente. Um japonês pensaria duas vezes antes de aceitar propina de um empreiteiro, pois, caso fosse pego, adeus vida política, adeus dignidade e, tudo isso, claro,amargando uma prisão perpétua.

  3. tati disse:

    Concordo com você que a impunidade seja importante como fator de estímulo à corrupção, mas a mansidão do povo brasileiro, "do Pa-tro-pi, bo-ni-por-na-tu-rê" é de lascar.

  4. amigo de montaigne disse:

    De acordo, Tati.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM