A oficina de Montaigne

O último “post” deveria ter deixado claro que o ócio total, o não fazer nada absoluto, é tão deletério quanto o excesso de trabalho, que mina as energias do homem de bem e não deixa brecha para a leitura, a música, o lazer. Em seus Ensaios, consta que Montaigne, já com bastante idade, teria optado, sem sucesso, pelo ócio. “Recentemente, ao isolar-me em minha casa, decidido, tanto quanto pudesse, a não me imiscuir em outra coisa que não seja passar em descanso e apartado esse pouco que me resta de vida, parecia-me não poder fazer maior favor a meu espírito do que deixá-lo, em plena ociosiodade, entreter a si mesmo, fixar-se e repousar em si; e esperava que doravante ele o pudesse fazer mais facilmente, tendo se tornado, com o tempo, mais ponderado e mais maduro. Porém descubro que ‘a ociosidade sempre dispersa a mente em todas as direções’ (Lucano).” Esse ensaio foi assim intitulado por Montaigne: “Da ociosidade”. Ou, se preferirem um título mais direto, “Que cabeça vazia é a oficina do diabo”…

Discussão - 7 comentários

  1. ped paulo disse:

    como dizia minha vózinha

  2. Anonymous disse:

    EU PRATICO ÀS VEZES O ÓCIO E ACHO ÓTIMO,NESSAS HORAS EU ME DIVIRTO,BEBO,LEIO ETC. E FICO LONGE DO HOSPITAL.O QUE É MARAVILHOSO.OI PEDPAPULO E AÍ?

  3. ped paulo disse:

    Helena, tudo bem? Vc tem msn?

  4. Anonymous disse:

    Passei no seu blog hoje, alertado pelo Polzonoff. Fiquei muito contente com o que li. Preciso ler Montaigne, que só conhecia de nome, como o inventor do ensaio.Parabéns! (Nada de idéias de desistência, hein!)

  5. Anonymous disse:

    Da-lhe "tripalium" para obviar o ócio!

  6. luiz damasceno disse:

    obviar? Não entendi nada!!!

  7. Theo disse:

    Caro Amigo, a Vida no descanso também é boa e embora estar a sós comigo seja uma fundura eu respiro planos, outros planos para sustentar as fendas que se abrem nesse ser mutante e difuso que sou. Abç

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM