Melhor do que ler

José Agustín Arrieta (1803-1874)

Tertulia de pulquería , 1851 Oleo / tela
No último final de semana, enquanto conversava com alguns amigos, surgiu entre nós uma pergunta interessante, ainda que trivial: qual foi o livro que mais impacto causou em você? “Desconfie do homem de um livro só”, já nos alertaram os antigos gregos. É claro que não poderia haver uma única resposta. Depois de muita discussão, decidimos que nos seria permitido enumerar apenas cinco obras. Não sem cometer nenhuma injustiça, é certo, fiz a minha lista, aleatória, que cito sem ordem de predileção:
1. “Os Ensaios”, de Montaigne
2. “Ilíada”, de Homero
3. “Hamlet”, de Shakespeare
4. “Crime e Castigo”, de Dostoiévski
5. “Lavoura Arcaica”, de Raduan Nassar
Gabriel García Márquez, que possivelmente entraria numa lista que permitisse 20 ou 30 obras – não com “Cem anos de solidão”, mas sim com “A Incrível e Triste História da Cândida Erêndira e Sua Avó Desalmada” – escreveu em crônica de1983: “Na realidade, a única coisa melhor do que ler é falar sobre literatura”.

Discussão - 19 comentários

  1. r.o. disse:

    Se eu fosse o Raduan, não sei qual seria a minha reação! Ao lado de Montaigne e Homero?

  2. Anonymous disse:

    Sem favor algum, caro Amigo, eu colocaria os seus post´s, encarados como pequenas e pontuais crônicas e poesias de senda filosófica, como uma das últimas leituras que valem a pena não perder.

  3. Anonymous disse:

    NADA SUBISTITUI A LEITURA, AINDA QUE3N NESSE MOMENTO CHEIO DE CHOCOLATE

  4. Anonymous disse:

    nada é melhor do que ler ,principalmente ter os papéis na sua mão.

  5. Paulo Lima disse:

    Caro amigo bom dia!Para falar de literatura é preciso ler e eis que surge o duplo prazer...mais uma bela reflexão.Em tempo.: Eu acrescentaria: DE VOLTA PARA A VIDA, de um certo Paulo Lima. Rsss. Abraço.

  6. Professor disse:

    Raduan Nassar? Ninguém perguntou mais os meus cinco favoritos são:1. Lord Jim - Joseph Conrad2. Crime e Castigo - Dostoiévski3. O Castelo - Kafka4. Tempos Difíceis - Dickens5. O Cavaleiro Invisível - Calvino

  7. Amigo de Montaigne disse:

    Parece óbvio escrever que é pré-requisito obrigatório ler para poder, após, discutir. Fé Cega, respeito as suas escolhas, mas Raduan continua na minha lista de "top five".Abraço!

  8. amigo de montaigne disse:

    Paulo Lima, fazendo propaganda no meu blog? Abraço!

  9. ped paulo disse:

    cheio de chocolate? (????)

  10. dennis disse:

    Os meus 5 prediletos são:1.O Homem sem qualidades (Musil)2.Dom Quixote(Cervantes)3.Fome(Knut Hansum)4.Fausto(Goethe) 5.Memórias do subsolo(Dostoiévsky)

  11. amigo de montaigne disse:

    Dennis, lista bastante interessante. Incluiria todos esses títulos caso não houvesse o "limite" de cinco obras.

  12. Anonymous disse:

    1. Pequeno Principe2. Ilusões de Richard Bach3. Harry Potter (o último)4. O homem que calculava5. Os catadores de conchasCeis piraram?

  13. amigo de montaigne disse:

    Anônimo, o começo é difícil mesmo. Depois, você já será capaz de ler Paulo Coelho - Obras Completas, e, um passo mais adiante, toda a obra do "clã" Gasparetto. Desejo-lhe vida longa, pois muitos são os títulos.

  14. Anonymous disse:

    Tens razão. Devo achar interessante o desfile de erudição. Devo desconsiderar a época da vida em que se lê um livro. Devo achar que isso não tem nada a ver com a recente eleição das maravilhas do mundo e o cristo redentor e, por fim, não comparar este post com os outros deste excelente blog!Quanto aos Gasparetto, prefiro gravar o programa para assistir à noite!

  15. amigo de montaigne disse:

    Caro Anônimo,toda enquete gera desconforto. Em relação à idade em que se lê um livro: por isso mesmo há a releitura. Em relação a comparar este post à eleição das "Novas Sete Maravilhas do Mundo": crítica indeferida. Respeito quem gosta de Gasparetto. Espero que se divirta com os programas gravados!

  16. Anonymous disse:

    eu sou anonima ,mas estou aí,ainda mais neste grande dia dos pais.,não acho RADUAN tão tudo ,porém é melhor do que muitos, que sew eu citar...conselheiro comprei9 pela net há um mês o seu MONTAIGNE.Estou esperando até hoje, já que vc tirou umas do meu Gide.be

  17. Anonymous disse:

    o povo enlouqueceu e eu tbm que n vou perde a onda,mas tem cada uma díficil de engulir.É O SEGUINTE O BLOG DO MARCELO COELHO É O MELHOR DE TODOS,E ME SINTO UMA PRIVILEGIADA DE PODER LÊ-LO NO BLOG ,NA FOLHA DE S.PAULO,AGORA, e tudo mais que ele escrever e eu tiver acesso!!!!!!que confete é parqa isso mesmo ILOVEYOU

  18. Anonymous disse:

    "I LOVE YOU" ou "I LOVE HIM"?

  19. Anonymous disse:

    QUANTO AO AMOR JÁ NÃO É COMIGO.BÊ

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM