Cinco contos

Cedendo às solicitações de alguns frequentadores deste blog, optei por fazer uma curta lista dos cinco contos que, de alguma maneira, me pegaram pelas vísceras. Pois vamos a eles:

– “Hoje de madrugada”, de Raduan Nassar
– “Aí pelas três da tarde”, de Raduan Nassar
– “O ventre seco”, de Raduan Nassar
– “Os olhos dos pobres”, de Charles Baudelaire
– “A causa secreta”, de Machado de Assis

Para quem ainda não conhece Raduan Nassar, eis uma boa oportunidade. Eu, infelizmente, não terei o prazer de ler Raduan e os contos acima como se fosse a primeira vez.
P.S.: Obriguei-me a apenas cinco. É óbvio que a lista não é assim tão enxuta.

Discussão - 10 comentários

1. Léo Mariano disse:

olá Amigo.Linda a foto. Mãos certas do fotografo e principalmente, espírito gigantesco do fotografado.abs

2. Karl disse:

De todos, eu li a Causa Secreta. Esse conto antecipa em vários anos a Psicanálise segundo alguns comentadores. O que o Amigo acha?

3. Caro Karl, já li muitos comentários e interpretações sobre o sadismo de Fortunato, por exemplo. Também bastante falam do arcabouço psicanalítico do conto. No entanto, há inúmeras obras e contos que em muito anteciparam os conceitos freudianos. Para citar somente um autor e uma obra, Shakespeare e Rei Lear.Abraço!

4. Jonas, visitarei a sua lista.

5. Theo disse:

Amigo, o Raduan pega pelas vísceras mesmo... lindamente triste o 'Hoje de Madrugada'.Abraço!

6. Theo, se você gostou desse conto, deixe que eu lhe faça uma sugestão de leitura que, de certa maneira, é bastante próxima de "Hoje de madrugada". Trata-se de "Antes, o verão", do Cony. É um livro antigo, mas surpreendente pela elevada qualidade literária.Abraço!

7. Theo disse:

'O ventre seco' é outro ótimo!... e me lembrei do Cioran:"Longe d mim o desejo d perverter tuas esperanças: a vida se encarregará disso.""Questionamos tudo o q outrora amamos, e temos sempre razão e estamos sempre equivocados; pois tudo é válido e tudo carece d importância."

8. Anonymous disse:

Espero que a história retratada no conto "Hoje de Madrugada" não tenha sequer permeado a realidade. Caso contrário, o autor fez uma excelente escolha ao parar de escrever e se dedicar à criação de galinhas...até demorou! hahaha

9. Anônimo, "não tenha sequer permeado a realidade"? Pegaste-me numa hora ruim...Definitivamente, você não possui condições intelectuais mínimas (se eu usasse de eufemismos, diria "sensibilidade") para que seja digno de resposta. Mas continue lendo. É uma forma de aprendizado e de lapidação do ser bruto.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato

ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.

Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM