Fantasma angustiado

Caros fiéis leitores, o trabalho me manteve afastado deste blog por alguns dias além do habitual. Estive em Buenos Aires e, entre um compromisso e outro, aproveitei para reler O Coração das Trevas, que havia lido há muito tempo. O meu livro predileto de Joseph Conrad não é esse, mas A Linha de Sombra. Decide tomar Conrad entre os dedos novamente após a leitura da última obra de Philip Roth (Fantasma sai de cena, Cia. das Letras), que faz muitas alusões e referências ao escritor polonês. Em meu velho exemplar sublinhara as seguintes passagens ditas pelo capitão Marlow:
“Não gosto de trabalhar – homem algum gosta – mas gosto daquilo que está no trabalho, – a chance de se descobrir. Sua própria realidade – para vocês mesmos, não para os outros -, aquilo que nenhum outro homem jamais pode saber”
“Até mesmo o sofrimento extremo pode acabar se transformando em violência, mas é mais comum que assuma a forma de apatia…”
“Coisa engraçada é a vida – misterioso arranjo de lógica implacável para um propósito frívolo. O máximo que você pode esperar dela é algum conhecimento de si mesmo … que chega tarde demais… e uma colheita de arrependimento sem fim. Eu já havia lutado contra a morte. É a batalha menos interessante que se pode imaginar…”
“E talvez aí esteja a grande diferença; talvez toda a sabedoria, toda a verdade e toda a sinceridade estejam comprimidas naquele intervalo de tempo imperceptível em que transpomos as fronteiras do invisível”
Conrad. Joseph Conrad.

Discussão - 3 comentários

  1. Carol disse:

    Acho que devo ter marcado essas mesmas passagens! Estava louca para ler esse livro e finalmente consegui nas férias...

  2. Certamente não foi por acaso...E "A linha de sombra"? Está na sua lista?

  3. Carol disse:

    Na verdade não conhecia esse, mas quando tiver um tempinho...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM