“La nuestra cabeza”

Pergunta que me fizeram e que repasso a vocês. Por que, apesar de todos os recentes avanços da neurociência – descoberta dos mecanismos moleculares de formação da memória, plasticidade neuronal induzida por aprendizado, mapeamento do metabolismo cerebral durante a execução de tarefas motoras ou, mais incrível ainda, por apenas imaginar-se executando determinada tarefa – a psicanálise sobrevive mais forte que nunca?
Bom final de semana. Por una cabeza.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=sNhr6RKpWkc]

Discussão - 7 comentários

  1. Anonymous disse:

    Talvez seja: "O não pode ser apenas isso!"Helena

  2. luiz damasceno disse:

    helena vocë quer dizer que psicanálise é mais que tudo isso, mas eu acho que não existe mais fundamento nas teorias do Freud depois das descobertas científicas da mente. Id, ego e superego valiam quando éramos ignorantes e limitados pelos recursos daquela época. agora é só perda de tempo, que é dinheiro.

  3. Anonymous disse:

    Não, de forma alguma. As pessoas não aceitam a resposta de que está tudo dentro da"nuestra cabeza". Eu tenho a mesma visão que você,as descoberta cientificas atuais e o que ainda está em curso vem de encontro com o que sempre busquei: uma explicação racional sem Freud e afins.Helena

  4. ... disse:

    Caro Amigo,A psicanálise sobrevive como nome, e pouco como uma prática específica, assim como os grupos religiosos e chat-groups da internet, porque nós humanos somos tagarelas e alguns entre nós precisam de, não apenas, sentir disciplina no amor, como garantia de privacidade nas conversações e conversinhas. Ninguém quer se curar das próprias defesas, obviamente. Muitos gostam de falar dos sofrimentos e das doenças. Alguns acham que só psicanalista vai aguentar ouvi-los, ou não querem padres.O que um dia foi a psicanálise acontece ainda, mas em espaços ou momentos privilegiados, riquíssimos, raros.

  5. Anonymous disse:

    La questionPor que sobrevivem a astrologia, a umbanda, o espiritismo ,as religiões ? Falta de proteína na infância, meu caro.

  6. Luis Fernando disse:

    Não só sobrevive na prática e pesquisa como as neurociêcnias veem nela um grande potencial. Só pra citar alguns nomes (Antonio Damasio, Joseph Ledoux, Eric Kandel e Oliver Sacks) que fazem parte do corpo editoria da revista neuropsicanalise
    http://www.neuro-psa.org.uk
    Informem-se!

  7. Chloe disse:

    Caro Amigo de Montaigne,
    infelizmente poucas pessoas têm acesso às pesquisas nessa área. E, mesmo que fosse diferente, poucos teriam condições de entendê-las devidamente.
    Ainda, uma coisa é identificar o que acontece na mente, descobrir a função de cada área cereral e perceber que o sistema nervoso central se adapta em função dos estimulos; outra, é propor um tratamento eficaz com base nessa realidade material identificada.
    Abç.
    C.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM