Neuroplasticidade (1)

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=tFbm3jL7CDI]

Norman Doidge é psiquiatra e neurocientista. Natural de Toronto, ele trabalha no Laboratório de Pesquisas e Treinamento em Psicanálise na Universidade de Columbia, Nova York. Elogiado por nomes como Oliver Sacks e V.S. Ramachandran, Doidge disponibilizou, em forma de livro – The Brain that Changes Itself -, quase todas as informações científicas que estão mudando, definitivamente, a visão do cérebro como órgão sem capacidade de modificação. De forma clara e acessível, a leitura da magistral compilação de Doidge descreve, dentre outros, os experimentos de Edward Taub, que demonstrou a capacidade de intensa recuperação da habilidade motora após lesão do sistema nervoso. O experimento de Taub foi simples. Ele lesou os nervos responsáveis pela sensibilidade e movimentação do braço direito de macacos ao mesmo tempo que amarrava o braço esquerdo, saudável, impossibilitando a sua utilização. Após algum tempo de observação, Taub notou que os símios passaram a movimentar e utilizar o braço direito, lesado. “(…) I realized that I had been seeing the monkeys using their limbs for several weeks, and I hadn’t verbalized it because I wasn’t expecting it”, disse um inicialmente incrédulo Taub. Para mim, o ponto alto do livro foi o capítulo intitulado “Acquiring Tastes and Loves”, que descreve a mudança de comportamento dos indivíduos na era da pornografia maciça oferecida pela internet. Mas irei deixar esse assunto para o próximo post. Resumidamente, se você quiser fazer novas sinapses em seu cérebro plástico e, assim, garantir-lhe maior longevidade, as dicas são as seguintes: aprenda um novo idioma; aprenda a tocar um instrumento musical; estude novos assuntos; faça dança de salão. Está se achando velho? As dicas valem para indivíduos de qualquer idade, dos 10 aos 100 anos.

Discussão - 1 comentário

  1. Luciane disse:

    Queria ter Acesso AO Programa de memoria auditiva do psicanalista NORMAM Doidge . Meu Filho tem TDAH, 06 anos de idade e Acredito Que Este Programa o ajudaria Tratamento, NA concentração escolar e desenvolvimento. Se Puder Alguém me dar UM retorno Sobre o assunto agradeço Desde já.
    Obrigada . Luciane , Sete Lagoas, Brasil.Meu lusiqueira08@yahoo.com.br E- maill .Retorno Sobre o assunto agradeço Desde já.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM