Somos todos bárbaros

Retomando o post anterior, ainda com Bertrand Russell e a internet. Já não é de agora que tenho discutido com amigos o papel da internet no sistema educacional mundial e, consequentemente, brasileiro. A visão arcaica do professor como detentor exclusivo do saber, postado à frente da sala de aula, monotonamente monologando na presença de alunos passivos, está com os seus dias contados. Mais do que nunca, informação não pode ser confundida com formação. A primeira está ao alcance de qualquer indivíduo com acesso à internet e minimamente familiarizado com o google e a wikipédia. A segunda é muito mais complexa e sofisticada em suas múltiplas facetas. Premonitoriamente, disse Russell em 1959: “(…) o ensino não é um processo de transmitir informação. Em parte, é claro, deve haver isso. Mas não é a única função do professor, nem a mais importante. Na verdade, isto é mais evidente hoje do que à época dos gregos, quando registros eram mais raros e mais difíceis de se obter do que agora. Atualmente, é razoável pensar que qualquer pessoa que saiba ler poderá recolher informações numa biblioteca. É cada vez menos necessário um professor para transmitir mera informação. E por isso tanto maior é o mérito dos filósofos gregos, por terem compreendido como se deveria realizar uma genuína educação. O papel do professor é de orientador, de levar o aluno a ver por si mesmo.(…) Educação, pois, é aprender a pensar sob a orientação de um professor” (in “História do pensamento ocidental“). Não será o verdadeiro paradoxo do progresso aquele relacionado às ideias? Pois já não conheciam os gregos antigos – pré-socráticos, pitagóricos e socráticos – a diferença abissal entre formação e informação? Será que, quando se fala em educação, a ninguém ocorre a epifania de um atraso de mais de 2500 anos?  Somos todos bárbaros.

“Bárbaro”, etimologicamente, significa “não grego”.

Discussão - 4 comentários

1. Não sei se tem algum valor explicativo genérico. Mas, do meu ponto de vista, o papel de formador envolve uma responsabilidade muito maior do que o de informador.
    Não tenho maiores dificuldades em fornecer informações. Sei buscar e trazer. Posso dizer qual o contexto dela.
    Mas a formação envolve um compromisso com uma visão de mundo que não sei se sou capaz de assumir. Tenho uma visão de mundo e me dou muito bem com ela. No entanto, não tenho convicção de que essa visão de mundo sirva tão a contento para outra pessoa - com toda uma história de vida diferente da minha.
    Não que informação seja totalmente neutra por si. Não obstante, a formação certamente não é nada neutra, nem pode ser. (E qual o limite entre formação e doutrinação, não sei dizer.)
    []s,
    Roberto Takata

2. Amigo de Montaigne disse:

Caro Takata,
    em parte, acredito que o seu temor seja pertinente. Para os filósofos gregos, como disse Russell, "educação, pois, é aprender a pensar sob a orientação de um professor". Eu diria que, para evitar o dogmatismo, "educação é aprender a pensar sob a orientação de professores". Assim como devemos duvidar do homem de um único livro, também devemos duvidar do homem de um único professor.
    Abs, Amigo de Montaigne.

3. Liliane Catone disse:

Amigo de Montaigne, gostei muito do seu post. No meu segundo período na Universidade, um professor contradisse algo que outro professor havia dito no primeiro período. Na época eu fiquei perplexa mas em pouco tempo percebi que havia muitas divergências no meio acadêmico e que cabia a mim julgá-las. Isso fazia parte da minha formação. É como você disse "também devemos duvidar do homem de um único professor".

4. Amigo de Montaigne disse:

Cara Liliane,
    a Universidade deve fornecer os instrumentos para a tomada de decisão, que, sempre, caberá a nós, individualmente.
    Seja bem-vinda ao blog!

Categorias