Pro dia nascer feliz

Fui ao cinema assistir ao documentário “Pro dia nascer feliz”. Um retrato dos diferentes “brasis” a partir da educação. Do total descaso e abandono do ensino público aos confortáveis corredores e jardins do Colégio Santa Cruz, o documentário pode muito bem ser resenhado pelo diálogo da aluna Maísa. Diz a estudante do “Santa”, como o colégio é mais conhecido e por onde passaram Chico Buarque, Fernando Meirelles, Eduardo Gianetti da Fonseca, entre outros: “O problema não é que os mais favorecidos vivam numa bolha e tentem enxergar os problemas dos pobres através da transaparência da bolha, sob abrigo e proteção da bolha. O problema é que não há bolha. Estamos todos no mesmo mundo”. Esse é exatamente o problema. A criançada da mais obscura cidade do interior pernambucano, as que vivem nas favelas de Itaquaquecetuba e Duque de Caxias e os privilegiados do “Santa” estão expostos aos mesmos objetos e desejos de consumo. E o único elemento capaz de aproximar os vários brasis, ainda que pareça um lugar-comum, é a educação. Mas os brasileiros riram da ingenuidade do Cristovão Buarque quando disse que o único projeto do seu governo, caso fosse eleito, seria a educação…

Discussão - 3 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    Não só riram como continuam às gargalhadas…Vejo, estarrecido, porém sereno, os noticiários de ontem e hoje que o Planalto vê com bons olhos e aprovam retorno político do Dirceu…Essa é a questão – definitivamente não existem muralhas que protejam as boas atitudes…o que será preciso para isso?

  2. Pois é Paulo. Acredito que a abordagem do problema da educação no documentário é só uma maneira – um argumento cinematográfico – para que outras questões associadas sejam discutidas. o retorno desses políticos só provoca desânimo e aumenta o sentimento de impotência. Collor, Maluf,…

  3. Paulo Lima disse:

    veja que coisa…mais uma para sua apreciação.O Prefeito deu-nos uma aula de comportamento, diante das câmeras.Como diz um nobre jornalista: “é uma vergonha”Abraços…

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Skip to content

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM