O Blog


REMBRANDT
Aristotle contemplating a bust of Homer 1653
Oil on canvas, 143.5 x 136.5 cm
Metropolitan Museum of Art, New York

Estou repensando o papel e a qualidade do meu blog após ler a entrevista do Sérgio Augusto (link citado pelo Daniel Piza em seu blog, hoje). “Quanto aos blogs, ainda os vejo como uma plataforma da grafomania ególatra e onfalocêntrica (ônfalo é umbigo em grego). São tantos blogs — alguns bons, ótimos, mesmo — que não dá tempo de acompanhá-los. Mas a maioria é feita por gente medíocre, vaidosa, semi-analfabeta e ressentida com a falta de oportunidade na chamada mídia mainstream. Fora isso, acredito no potencial da mídia eletrônica, nem que apenas como linha auxiliar da mídia impressa”. Assim, até que eu esteja convencido de que esse “blog” não serve apenas para satisfazer os caprichos ególatras de um alfabetizado, o Amigo de Montaigne se recolherá. Obrigado aos mais de 400 visitantes no curto período de existência desta página.

Discussão - 20 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    Caro Amigo,como lhe disse à pouco: lamentável esta tua decisão!Qual é o problema de se satisfazer os caprichos de um "ególatra" alfabetizado?Pior será a este "ególatra" agir com egoísmo e manter para si as pequenas pérolas publicadas neste blog.E tenho dito...grande abraço e até o próximo post

  2. Amigo de Montaigne disse:

    Agradeço a solidariedade, mas preciso refletir um pouco mais. Obrigado. Um abraço!

  3. Juca Azevedo disse:

    Creio que o próprio Montaigne era um grafômano ególatra e onfalocêntrico. Mas nos deixou os seus ensaios... Seu exercício de egolatria nos aprimora e diverte até os dias de hoje! Reflita, amigo, mas volte em breve...

  4. Amigo de Montaigne disse:

    Caro Juca, obrigado por suas gentis palavras. Estou pensando!

  5. Amigo, o Sérgio Augusto disse o que disse em um contexto de crítica aos Blogs como instrumento de jornalismo político ou cultural. Lembre-se de que ele logo antes de fazer as ponderações que você cita ( e com as quais eu concordo...) estava também desancando o fenômeno do jornalismo colaborativo ( do tipo Oh My News ).Eu acredito que blogs servem para muitas coisas. Se bem feitos servem para o jornalismo, como o do Reinaldo Azevedo, por exemplo. Ou como colunismo cultural, como o do Piza.O seu, como o meu, aliás, é apenas um meio de escrever sobre coisas que achamos interessantes; é uma coisa bem despretensiosa.É fonte de prazer pessoal, mesmo.Se não for assim, não tem porque existir.O próprio nome já diz: é uma espécie de diário.

  6. Anonymous disse:

    Ei, volta logo!

  7. Caro Primavera,acredito que seus argumentos sejam válidos, mas a idéia de um blog como um diário eletrônico não é muito exata, uma vez que o diário pressupõe registros com acesso restrito ao seu próprio autor. De qualquer maneira, estou mesmo reavaliando se manter um blog (o meu blog) não é um ato de vaidade descabida, como disse o sábio Salomão: "A vaidade;ora, a vaidade.É tudo vaidade".Abraço.

  8. Paulo Lima disse:

    Caro Amigo, boa tarde...Tomando o cuidado de não massagear seu ego; quando puder chegue lá no meu blog. http://chavesdodestino.blogspot.com e leia, se quiser é claro o longo texto que escrevi sobre a vaidade.Se vc aparecer por lá, quem sabe eu fique envaidecido...rsss. gde abraço

  9. Anonymous disse:

    Quem é sergio augusto???

  10. Anonymous disse:

    Eu concordo que o blog pode ser um local para que se exerça a "egolatria". E daí? Se bem exercida, é capaz de divertir o umbigo seu e de outro, e não há nenhum mal nisso... Assuma este espaço para ser ególatra e ofalocêntrico, se isso lhe dá prazer. É muito melhor do que se tornar o centro das atenções num almoço de família ou com os amigos, sem dar espaço a mais ninguém e ser um mala de carteirinha... Aqui apenas quem se interessa lê o que vc escreve. Ninguém é obrigado a acessar sua página.Do one thing every day that scares you! Dance! Write! If you enjoy.Anônimo 2

  11. Amigo de Montaigne disse:

    Caro anônimo 2,agradeço a sua manifestação gentil. Prometo que até o fim desta semana, darei uma resposta final.

  12. Meu caro, não conheço. Descobri se blog por acaso (não sei ao certo se no do Marcelo Coelho ou do Daniel Pizza). Mas gostei e gosto muito. Visito-o com certa regularidade.Não pare. Os homens, acho, ainda são feito de matéria e idéias. Continue expondo as suas com a sensibilidade ilustrada que tão rapidamente agradou-me.Como diria Guimarães Rosa: "Caminhada é assim, é ser". Seja. Escreva.Abraço...de um jovem estudante de jornalismo paulistano, amante de bons textos.

  13. Meu caro, não o conheço. Descobri seu blog por acaso (não sei ao certo se no do Marcelo Coelho ou do Daniel Pizza). Mas gostei e gosto muito. Visito-o com certa regularidade.Não pare. Os homens, acho, ainda são feitos de matéria e idéias. Continue expondo as suas com a sensibilidade ilustrada que tão rapidamente agradou-me.Como diria Guimarães Rosa: "Caminhada é assim, é ser". Seja. Escreva.Abraços!...de um jovem estudante de jornalismo paulistano, amante de bons textos e conversas.

  14. E aí, Amigo?Ouça a voz rouca das ruas, cara!Abraço.

  15. Amigo de Montaigne disse:

    Caro Nivaldo, agradeço o incentivo. O Carnaval será o "deadline" para a minha decisão final. Abraço.

  16. Lacerda disse:

    Estimado Amigo de Montaigne,Não posso acreditar que a opinião -diga-se, isolada e sobremaneira genérica - de um tal "Sérgio Augusto" a respeito dos blogs na internet tenha-lhe causado impacto tão profundo, a ponto de pensar em não mais dar continuidade ao seu sítio. Creio que a reflexão ora praticada pelo Amigo tenha precedido a própria criação de seu blog, conforme restou consignado no primeiro post. No mais, parece-me que a reflexão mais apropriada seja sobre algo como "A repercussão da opinião alheia sobre o meu modo de ser e viver". Espero um novo post em resposta a essa ácida provocação. Um grande abraço!

  17. Anonymous disse:

    também achei o seu blog no daniel piza só agora; não é possível que só vá rolar até o carnaval...largue a mão se ser "pele de pêssego" e continue !

  18. Amigo de Montaigne disse:

    Caros amigos, o blog voltará no Carnaval. Decisão tomada depois explico porque. Aguardem e obrigado pelas manifestações.

  19. Alvaro disse:

    "16.02.07 @ 10:57 Daniel, já adianto que, para mim, o carnaval é bastante aborrecedor. A pobreza dos sambas-enredo é um reflexo de seus compositores e desse povo brasileiro miserável, semi-analfabeto (...) Estamos longe da inteligência das letras de algumas marchinhas de antigamente que, não por acaso, foram compostas por nomes como Braguinha e Noel Rosa. Mas quem são os compositores desses sambas horrendos? Pois é, brasileiros, negros em sua maioria, com até 6 anos de ensino formal e renda mensal média de R$ 650,00. Não dá para esperar nenhum verso de Wordsworth... "E viva o povo brasileiro"."o que pensar sobre essa tua visão racista e preconceituosa? até estou de acordo sobre a visão do Daniel sobre a péssima qualidade dos sambas-enredo e suas letras, mas você vir por isso culpar a falta de qualidade a pessoas por serem negras? Por favor, cara... pensa no que você acabou de escrever.

  20. Álvaro,em primeiro lugar, tenho certeza de que você não entendeu o meu comentário, talvez por culpa minha;falta de clareza, quem sabe. O que eu quis dizer é que as pessoas normalmente associadas ao carnaval das escolas de samba, que compõem os sambas-enredo, são pessoas socialmente excluídas das rodas cultas do conhecimento, INFELIZMENTE. De acordo com os dados estatísticos do IBGE o contingente da população brasileira com menor poder aquisitivo, menos anos de ensino escolar formal, mais envolvida com a criminalidade é a população negra, INFELIZMENTE. É claro que existem razões históricas bastante conhecidas de todos nós e que não comentarei. De qualquer maneira, gostaria de deixar bem claro que nada tenho (e nem posso ter) contra negros, brancos, amarelos, homossexuais, heterosssexuais, muçulmanos, judeus e etc. Bom Carnaval!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM