REMBRANDT, sem restrições

Já disse, em inúmeras ocasiões, que Rembrandt está acima de toda e qualquer comparação com os seus predecessores e sucessores- talvez, no mesmo patamar esteja Velásquez, apenas. Na revista “The New Yorker” deste mês há um artigo de Simon Schama, gratuito, intitulado “Rembrandt’s ghost”. O crítico estabelece relações entre a obra de Rembrandt e Picasso, que foi profundamente influenciado pelo “fantasma” do mestre holandês. Já havia notado a presença curiosa de um cão, em destaque, representado em pleno ato de defecação na obra “O bom samaritano”, de Rembrandt. Esse detalhe é destacado por Schama, que indaga : ” Was it really necessary to have a dog defecate in front of the Good Samaritan? It was precisely this contempt for academic propriety—and for the sacred hierarchy of the genres, with its disdain for importing the rawness of daily life into the refined matter of history paintings—which made Rembrandt a hero to the romantics”. É, mas não sei se o seu heroísmo se restringiria apenas aos românticos…

P.S.: O link para a leitura do artigo na íntegra pode ser obtido no blog do Daniel Piza que comenta a nova “cara” da New Yorker ( “O novo site da ‘New Yorker’ “, 02.04.07).

Discussão - 4 comentários

  1. Anonymous disse:

    Comecei a me interessar mais por Rembrandt após ler o seu blog. Não tenho tanto conhecimento, mas já estou vendo de uma maneira diferente. Estou aprendendo muito. Quando leio o seu blog e encontro alguma coisa que não conheço direito ou que nunca ouvi falar, procuro pesquisar na internet ou em livros que tenho em casa.O seu blog poderia virar um guia, por exemplo.Um beijo!

  2. amigo de montaigne disse:

    Anônimo,que bom que esteja aproveitando desse jeito...

  3. luiz damasceno disse:

    Será que você não está exagerando muito em colocar o Rembrandt num pedestal muito alto? gosto de dele, mas acho que existem outros também.De qualquer modo, gostei muito do desenho, que não conhecia.

  4. amigo de montaigne disse:

    Luiz, é uma questão de gosto, apenas. Posso exagerar, às vezes, mas todo exagero será sempre pouco em se tratando de Rembrandt. abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM