Da Ironia _que, aliás, matou Sócrates

Recebi, há alguns dias, um e-mail questionando a capacidade de se reconhecer a ironia no texto de J.L.Borges. Diz o missivista que possui muita dificuldade em perceber a ironia tão universalmente propalada nas obras do argentino. Pediu-me “dicas” para identificar as passagens irônicas. Caro amigo leitor, sinto decepcioná-lo, mas tais “truques” não existem. O que eu posso lhe assegurar é que o exercício exaustivo (e prazeroso) da leitura, seja de Borges, Machado de Assis, Sócrates ou Monteiro Lobato, levará o leitor, mais cedo ou mais tarde, a perceber e se divertir com a ironia. Quanto à “clase” de Borges citada no post, transcrevo alguns trechos que eu classifiquei como irônicos: “Coleridge nasceu em 1772, dois anos após o nascimento de Wordsworth, que corresponde, segundo sabem vocês, ao ano de 1770, muito f’ácil de se lembrar. Digo isto já que estamos em vésperas de exame.” Outra: “Geralmente, quando chegava a data indicada (das conferências), Coleridge não aparecia, e quando aparecia falava de qualquer tema menos do prometido. E houve algumas vezes em que falou de tudo e também do tema da conferência. Mas essas ocasiões foram raras.” E para terminar: “Eu tive um amigo mais ou menos famoso, Macedonio Fernández (…).” Ironias à parte, Paulo Coelho continua na lista dos mais vendidos na França. Borges que nos proteja…

Discussão - 14 comentários

  1. La Boétie disse:

    Quem matou Sócrates não foi, de fato, a ironia, mas a cicuta, como mostra o quadro de Jacques-Louis David de 1787. Ou talvez, Atenas. Ou ainda a arrogância (repare o dedo em riste) com que supunha a verdade ou seu desconhecimento dela, essa a verdadeira ironia (?)

  2. s.o. disse:

    Aqui nas terras tupiniquins o nosso maior ironista com certeza foi Machado de Assis, se é o caso de aula Memórias Póstumas vale um curso inteiro.

  3. Amigo de Montaigne disse:

    La Boetie(?), caro homônimo, resposta bastante irônica.Belo exemplo, que nada mais faz senão confirmar a morte de Sócrates pela própria ironia.

  4. Amigo de Montaigne disse:

    Memórias Póstumas vale um curso de uma vida inteira!

  5. ped paulo disse:

    Acho que a ironia não faz bem para pessoas arrogantes como o Sr. la boetie que teceu o primeiro comentário. Todos que frequentam este blog sabem que o quadro é de J.L.DAVID. Obrigado por sua desnecessária informação.

  6. La Boétie disse:

    Sim, Amigo de Montaigne, bom que notaste. Quanto ao ped paulo, caiu na finta...

  7. ped paulo disse:

    "Finta"? Definitivamente, você não é o melhor frequentador para este blog!!

  8. La Boétie disse:

    A arrogância se manifesta de formas bastante irônicas, não?

  9. ped paulo disse:

    Há alguns tipos de arrogância: a revestida de fineza e sutil malícia; há também aquela(sua?) que beira o sarcasmo e o grotesco.

  10. la boétie disse:

    Da ironia a arrogância.Sócrates morto. A arrogância da ironia (de Borges a Machado). E no final, a ironia da arrogância: Maiêutica a fórceps. Paulos Coelhos mais vivos que nunca...

  11. amigo de montaigne disse:

    Elogiosa a elevação deste simples "post" à categoria possível de "maiêutica", ainda que a fórceps.Ped Paulo: o "blog" é democrático e, agradeço a sua boa intenção, mas sou capaz de debater com o homônimo sobriamente. A sua presença é muito bem-vinda.

  12. ped paulo disse:

    OK! Posso ter me excedido.

  13. Chloe disse:

    Caro Amigo de Montaigne,
    não sei quem foi Jacques-Louis David, embora tenha gostado do quadro; não sei o que significa 'maiêutica a fórceps', acabei de descobrir o que é um 'missivista' (thanks Houaiss) e adorei o termo, assim como 'panglossiano'.
    Acho que eu poderia ser aquela pessoa que bate a cabeça na parede de roupa azul e manto marrom, na pintura. : \
    Apesar de tudo isso, posso continuar frequentando o blog?
    Pleeease...? : )
    Juro que sou boa aluna, daquelas quietinhas que sentam na frente, anotam todas as dicas importantes e não brigam com ninguém.
    Abç. ; )
    C.

  14. Amigo de Montaigne disse:

    Cara Chloe,
    o objetivo do blog é esse mesmo.
    Ótimo que seja assim!
    Abs, Amigo de Montaigne.

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM