Da metafísica

Giorgio de Chirico, 1930

Estarei ausente deste blog até o próximo domingo, pelo menos (dependerei da aviação brasileira). Deixarei vocês com alguns versos de Fernando Pessoa e duas perguntas. Vamos aos versos: “Há metafísica bastante em não pensar em nada.” Outros: “Olá, guardador de rebanhos,/aí à beira da estrada,/que te diz o vento que passa?/Que é vento, e que passa,/e que já passou antes,/e que passará depois.” Perguntas: (i) É possível não pensar em nada, ainda que haja muita metafísica nisso? (ii) Há, obrigatoriamente, um sentido em tudo que está ao nosso redor ou tudo pode ser muito mais simples como o vento, que passa?

Discussão - 5 comentários

  1. Léo Mariano disse:

    rapaz, isso são perguntas que se faça, e nesse horário? mas sério, acho que essas são para toda a vida e para todos os dias, com repostas diversas a cada mesma pergunta. é melhor parar, senão o foco se perde.abraço e boa ventura e até

  2. tati disse:

    Acho que esse foi o post mais filosófico que você escreveu. Perguntas sem resposta há muito tempo. Mas, já que o Amigo diz "neurociência" em seu cabeçalho, por que não perguntar se, para quem estuda a mente, é possível não pensar nada. E durante o sono, estamos sem pensar em nada, não é ? Então a pergunat só vale se estivermos acordados?

  3. Anonymous disse:

    NOSSa o povo leva À SERIO.1-SIM:2-NÃOE AÍ VAI MUDAR PARA OURO PRETO E TROPEÇAR EM TODAS AS PEDRAS?SAUDADESKRUPSKAIA,HELENA;NÃO É DIVINO AÍ EM OURO PRETO, JÁ FIQUEI MORANDO UM TEMPO EM MINAS,CADA CIDADE QUE É TUDO!!!

  4. Anonymous disse:

    Gostaria de responder com duas indagações, em típico topói:Para que possamos parar de pensar, não é necessário que pensemos?Há sentido no próprio sentido?

  5. luiz damasceno disse:

    Alguém tem resposta para essas perguntas?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM