Cadernos de viagem- nota introdutória

Cheguei hoje. Fui recebido pelo calor, que já estava quase insuportável às 8h00. No trajeto do aeroporto de Cumbica até a minha casa, além das favelas e da névoa de poluição, o nauseabundo cheiro do Tietê me certificou que não me encontrava mais em Praga ou Budapeste – não terei a ousadia de incluir Viena nessa lista. O jetlag ainda me embaça as idéias. Até amanhã, espero, estarei melhor. Deixo vocês com o retrato de Arnold Schoenberg feito pelo pintor Richard Gerstl. Fui à exposição de obras de Gerstl na capital austríaca. Vejam a ironia. Gerstl apaixonou-se por Mathilde, mulher do compositor austríaco, que acabou abandonando o pai do dodecafonismo e seus dois filhos para entregar-se ao amor do jovem pintor. Depois de muitas ameaças de suícidio por parte do músico, Mathilde cedeu e voltou para casa. O jovem pintor, então com 25 anos de idade, é que acabou se suicidando. Inté!

Discussão - 7 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    bom retorno, caro Amigo... Aqui a nossa Babel continua a mesma, como este trágico trio amoroso...abraços, paulo lima

  2. Theo disse:

    Salve, Amigo!! Sobre suicídio(s), minha visão é bem simplista: a partir do hedonismo (e como hedô de carteirinha...), compreendo perfeitamente o(s) suicida(s) que não encontram mais prazer em suas vidas. Já mais difícil de compreender são os suicidas 'políticos'.No lado cômico, ressalto uma linha de diálogo da Phoebe Cates em 'Anniversary', uma produção independente americana, entre amigos. Durante um meeting num casarão, onde vários amigos reúnem-se para festejar o aniversário de casório de um casal, ela - jovem maman - fala da maternidade de forma jocosa: '(...)pois é... não posso mais me drogar, pensar em suicídio...' Abraaaaaaaço!

  3. dennis disse:

    Amigo, não conhecia esse pintor. História sombria...Bom regresso!!!!

  4. Anonymous disse:

    Seja bem-vindo ao terceiro mundo!Quando retornei de países africanos e asiáticos, visitados a trabalho, percebi alegremente a poluição de São Paulo e o mau cheiro do Pinheiros. Posto que ruim, não é o Brasil o pior dos lugares a ocupar, eu pensei. Quando regresso do Canadá, Alemanha ou Londres, é fácil notar que o Brasil também não é o melhor pedaço do Planeta, o que me faz pensar seriamente em deixá-lo. Aguardo ansioso os seus novos post´s. Abraços!

  5. Anonymous disse:

    você já está no ponto? ou é necessário uma dourada a mais?viste que forno?sentiste?pois é. então adoro SHOENBERG,não por ser apenas um suicida, mas pelo dodecafonismo, ele é genial!!!! e aí feliz de volta a pátria amada?beijos!!!

  6. kiko disse:

    ooooooouuuuuuuuuuuuuuuuuuuuu!!!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM