Holocausto_Praga

Mariposas
Desenho de Margit Koretzová
Gueto de Terezin, 1937-1942-1944.

Visitar Praga é rememorar a tragédia do holocausto. O bairro judeu, Josefov, é sombrio e opressor. Tudo parece tenso. As cores, opacas. Fato é que ninguém fica indiferente às impressões colhidas. Nada é mais chocante que visitar a Sinagoga Pinkas. Contruída em 1535, em seu andar térreo há, nas paredes, a inscrição dos nomes de 80.000 judeus tchecos e moravos mortos nos campos de concentração. Mas o pior ainda não chegou. No primeiro andar, ainda sem folêgo após a leitura de nomes como “Rosenthal”, “Schlesinger”, “Schindler”, há uma exposição de desenhos. Eu, mais ingênuo que os desenhos, não entendia as datações: 1937-1942-1944. Outra: 1934-1942-1944. Recorri às explicações de um informe. O primeiro ano, data de nascimento. O segundo, data de chegada ao gueto de Terezín. O terceiro, ano de falecimento. O que Ahmadinejad pensaria? Ah, é verdade. Ele não pensa!

Discussão - 13 comentários

  1. Anonymous disse:

    QUE LINDO AS "MARIPOSAS". QUE TRISTE O TODO.

  2. Paulo Lima disse:

    é para não esquecer. Lição vivida, lição aprendida...bem, pelo menos deveria ser assim. abraço. Paulo Lima

  3. ped paulo disse:

    Esse Ahmadinejad só pode estar brincando!

  4. Theo disse:

    Caro Amigo, lembrei-me de um monumento ao holocausto, que alguém descreveu para mim, onde cada um pode inscrever nele o que tiver vontade e este obelisco, ao peso das mensagens, dobrado pelas lembranças e pela listagem quase silenciadora de nomes empilhados sobre nomes, vai afundando na terra... Grande abraço!

  5. amigo de montaigne disse:

    Ped Paulo:Não, ele não está brincando. E se estivese, seria uma brincadeira muito sem graça...Theo: Há um monumento parecido em Budapeste. Assunto para outro post, talvez. Obrigado pelo texto do Manoel de Barros. Abraço!

  6. Carol disse:

    Absurdo como coisas assim aconteceram e ainda acontecem pelo mundo.

  7. amigo de montaigne disse:

    É, e AINDA acontecem...

  8. Anonymous disse:

    Será que não existe uma supervalorização do holocausto? E os negros? Or armênios????

  9. amigo de montaigne disse:

    Em se tratando de holocausto, toda "supervalorização" ainda é pouca. Quanto aos armênios, vide Pamuk. Quanto aos negros, a questão é absolutamente diferente.

  10. Anonymous disse:

    pedpaulo este sr do IRÃ é meio fora de centro,mas ele existe. ,querido tudo bem com vcBJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS eu sou a anônima :HELENA

  11. ped paulo disse:

    eu sei que ele existe helena.Td bem?e vc???

  12. Anonymous disse:

    Acho um absurdo valor em supervalorização... Vc poderia se perguntar se não há subvalorização de outras situações, mas não é apenas uma questão semântica...

  13. Anonymous disse:

    Ô LINDO PEDPAULO, NOSSA!!!!!EU SEI QUE VOCÊ SSABE QUE ELE EXISTE.VOCÊ É UM UM RAPAZ SUPER TUDO!!!.NÃO TENS UMA HISTÓRIA PARA CONTAR?!?

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM