Robert Walser

Robert Walser, 1937

Robert Walser era o escritor preferido de Kafka. É bastante clara, entre os estudiosos, a influência que o escritor suiço exerceu sobre o tcheco franzino, criador de Gregor Samsa. Tanto isso é assim que Robert Musil, após ler “O castelo”, classificou Kafka como “um caso peculiar do tipo Walser”. Mais uma vez – digo isso porque já escrevi a mesma coisa sobre Gombrowicz e seu Ferdydurke -, devo a descoberta do excêntrico Walser a Susan Sontag, embora a minha obra favorita seja “O ajudante” e não “Jakob von Gunten” – sorry, Sontag. Parece que foi graças a um ensaio de Walter Benjamin que o conhecimento sobre a existência de Walser chegou até nossas paragens, algo que não causa espanto e faz todo o sentido, pois o filósofo enxergou um distanciamento do mainstream, da massificação emburrecedora, da estultícia alienante da sociedade do espetáculo em Jakob von Gunten e em Joseph, o ajudante – pura Escola de Frankfurt! Interessante notar os personagens de Walser em ação, quase sempre em movimento, da mesma maneira como o próprio escritor, que só parou após uma longa caminhada no dia de Natal de 1956, quando foi encontrado estendido num leito de neve à margem de uma estrada. Você, que preferiu ler este post a dar audiência ao “Big Bobo Brasil”, acho que gostará de Walser…

Discussão - 12 comentários

  1. Mayra disse:

    Eu amo Kafka! Ao lado de Oscar Wilde, é meu autor preferido. Mas realmente não sabia dessa influência em seus textos. Você sabe onde encontrar livros de Robert Walser? É fácil encontrar? P. S.: "Big Bobo Brasil"... Tão verdade!!!! hehehe. E todos os participantes, incluindo os que assistem a esse ridículo. Fazer o quê?... Esse é o ser humano!

  2. Carol disse:

    Comprei O Ajudante do Walser exatamente pelo fato dele ser o escritor favorito do Kafka, e como Kafka é meu escritor favorito...Pena que ainda não tive tempo de ler, me perdoa????

  3. Anonymous disse:

    Ler o post não necessariamente significa não dar audiência ao BBB... Conheço algumas pessoas que são capazes de apreciar esses dois lados opostos culturalmente... Vc conhece?

  4. Cara Mayra, é possível encontrar "O ajudante" e "Jakob von Gunten" na Livraria Cultura. Há edições em português de Portugal, inglês e alemão.Carol, você não sabe o que está perdendo!

  5. Carol disse:

    Ai, eu imagino, mas, no momento, estou lendo O Castelo, do nosso amigo Kafka...Quem sabe quando terminar...

  6. Cara Carol,ler "O castelo", antes de Walser, talvez seja uma sábia escolha.

  7. Anonymous disse:

    VIVA KAFKA E VIVA R. WALSER!OS DOI SÃO EXCELENTES.QUANTO AO BBB,JAMAIS CARO ÉTIENE,JAMAIS.!PREFIRO FICAR OLHANDO PARA O ARMÁRIO BRANCO.,E MELHOR AINDA VC POSTANDO COISAS NOVAS E LEGAIS.BJU

  8. Penetralia disse:

    Eu fiz um artigo a respeito de O Ajudante. Se quiserem eu posto no meu blog para vcs.

  9. biografia disse:

    Caro AMigo, Otima indicacao, creio, apesar de ainda nao ter achado seus livros, fiz este post faz um tempo atras: http://acasadacolina.blogspot.com/2007/01/goethe-tem-claro-um-lugar-privilegiado.html se quiser, de uma olhada, abs, Denny Yang

  10. Li seu texto, li Clarice Lispector, assisti Casablanca e assisti o BBB 8. Dá tempo para tudo.Liliane

  11. Cara Liliane, questão de escolha e priorização do tempo, apenas.

  12. Caro Denny, tentarei ler seu post!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM