Decifra-me ou…

Adão e Eva, Alberto Dürer, 1507
Nem 400 anos serão suficientes para exterminar a religião. Richard Dawkins acredita – ou, pelo menos acreditava – que quatro séculos sejam o bastante para tornar o mundo laico e converter todos os templos religiosos em meros pontos de visitação turística, simples sítios exóticos. Vejam este vídeo. Lembrei-me de Bernardo Soares em O Livro do Desassossego (não por acaso, obra de cabeceira do escritor moçambicano Mia Couto): “O único homem feliz é o que não toma nada a sério. Quanto mais as coisas se tomam a sério mais infeliz se é. O que toma a sério a sorte da humanidade é quase o mais infeliz de todos os homens…Quase: o que toma a sério a sorte do mundo e o enigma do universo é ainda mais infeliz”. Deixemos de tentar decifrar o enigma do universo. Ele não nos devorará…

Discussão - 11 comentários

  1. Paulo Lima disse:

    é isso...a despeito de qualquer divindade; quanto mais nos aprofundamos em tentar desvendar os enigmas (meramente humanos), mais percebemos que não há enigma algum a ser desvendado...abraço, Paulo Lima

  2. luiz damasceno disse:

    Amigo, video pesado. É o problema do radicalismo, do fundamentalismo. Nada contra acreditar em Deus, eu acredito, mas ser radical e praticar o mau é outro absurdo.

  3. Anonymous disse:

    AMIGO DE M. QUE BOM QUE VOLTASTES AOS TEMAS POLÊMICOS,OS QUAIS ADORO!VIVO A VIDA.BJUSHELENA

  4. Paulo, achei seu comentário muito enigmático. Sei não...Abraço!

  5. soumaiseu disse:

    Amigo de M. , é livre o direito de crer e de não crer numa democracia. Fique tranquilo, ninguem vai te obrigar a acreditar mas tb não vai querer mudar o planeta,,,

  6. Anonymous disse:

    creio que o paulo quiz dizer que:é realmente simples assim,ou seja nós é que vivemos questionando, e arrumando enigmas que nem existem.A VIDA É SIMPLES ,É SÓ VIVER,SEM MAIS.,I.É ÓTIMA!

  7. Theo disse:

    Há muuuuuuito de divino no real, há muuuuuuito com o que se encantar com a realidade que nos circunda. É tão doido pensar em como esta máquina, a máquina do Mundo, funciona, e tão delicada, de um equilíbrio-pluma, sutil... pensar em todo o trabalho que é, pensar nas engrenagens e nos processos de vida, para que as coisas se dêem, tudo isso já me basta, é mágico demais.Amigo, cada um tem o deus que pode, que aguenta ou que merece. Deve ser nisso o que biblicamente se conta sobre "imagem & semelhança".Abracadabraço!

  8. Anonymous disse:

    THEO ? VC ESTÁ COM A BOLA TODA DEPOIS DOS ELOGIOS PREFERENCIAIS DO AMIGO DE M. À VC.LEGAL!E VC AMIGO DE M. NEM UM PQRA MIM.HELENA ,ANÔNIMA E VÁRIAS DEFICIÊNCIAS MAIS.BJUS.É CIÚMES PURO!

  9. Anonymous disse:

    THEO ? VC ESTÁ COM A BOLA TODA DEPOIS DOS ELOGIOS PREFERENCIAIS DO AMIGO DE M. À VC.LEGAL!E VC AMIGO DE M. NEM UM PQRA MIM.HELENA ,ANÔNIMA E VÁRIAS DEFICIÊNCIAS MAIS.BJUS.É CIÚMES PURO!

  10. Theo disse:

    Amigo... tanta coisa cotidiana & mesquinha há para devorar-nos que, concordando com você, não devemos temer este perigo vindo de alguma abstração misteriosa.Abraço!

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM