São Paulo de chimpanzés

Nesta última quinta-feira, 28 de fevereiro, estive na sessão solene de abertura da exposição “Revolução Genômica”, que foi aberta ao público a partir de ontem, no Pavilhão Armando de Arruda Pereira, no Ibirapuera. Trata-se de uma parceria entre o Museu de História Natural de Nova York e o Instituto Sangari, parceria essa que já trouxe, no último ano, a exposição “Darwin” , que aconteceu no MASP. A exposição é parada obrigatória para toda criança a partir de 10 anos de idade, quando os conceitos de célula, núcleo celular, DNA e RNA já não são tão estranhos. Há painéis atrativos, bem ilustrados, além de inúmeras representações plásticas da dupla hélice de DNA (bastante interessante é ver essa estrutura construída com o auxílio de velhas listas telefônicas empilhadas). Também estão lá estações interativas, em que o visitante pode, por exemplo, opinar sobre a legitimidade da opção dos pais na escolha do sexo do bebê a partir da manipulação genética. Infelizmente, há alguns poucos erros de ortografia e acentuação nos painéis, que não chegam a comprometer a grandeza da exposição. Triste mesmo foi o comportamento do público. Durante os rápidos discursos inaugurais, em que o presidente do Instituto Sangari se esforçou para falar em português (aliás, com bastante êxito) e o prefeito Kassab deu os votos de boas-vindas aos convidados, a barulheira era infernal, digna de platéia de show de heavy metal. Somos bastante assemelhados aos macacos, bonobos e chimpanzés além de questões meramente genéticas…

Discussão - 4 comentários

  1. ped paulo disse:

    É Amigo, esse é o nosso zoológico chamado Brasil. Seja bem-vindo!!!

  2. Castanho disse:

    AMigo de Montaigne, sou formado em arquitetura mas nunca exerci a profissão. Fui à exposição e não entendi muita coisa não. Será que as crianças de 10 anos de hoje são melhores que eu, um adulto de mais de 40?

  3. Theo disse:

    Querido Amigo,se eu fosse bom em onomatopéias, reproduziria aqui os grunhidos de chita, parceira do Tarzan no seriado de minha infância...Abraço!

  4. Caro Castanho, é uma questão de afinidade e interesse, apenas. Caro Theo, é o que mais se assemelharia aos convivas...

Envie seu comentário

Seu e-mail não será divulgado. (*) Campos obrigatórios.

Categorias

Sobre ScienceBlogs Brasil | Anuncie com ScienceBlogs Brasil | Política de Privacidade | Termos e Condições | Contato


ScienceBlogs por Seed Media Group. Group. ©2006-2011 Seed Media Group LLC. Todos direitos garantidos.


Páginas da Seed Media Group Seed Media Group | ScienceBlogs | SEEDMAGAZINE.COM